menu
Logo TecMundo
Ciência

Agência seleciona brasileiros para ir ao espaço; confira como participar

A viagem gratuita ao espaço oferecida pela SERA, na missão New Shepard, tem uma vaga disponível para civis brasileiros. Candidate-se pelo Telegram.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

schedule23/12/2025, às 18:00

Que tal aproveitar aquele momento de folga para um passeio diferente, dando uma volta no espaço? É o que propõe a plataforma Space Exploration & Research Agency (SERA), que está selecionando pessoas interessadas em participar da próxima missão da Blue Origin, empresa fundada pelo bilionário Jeff Bezos.

São cinco assentos gratuitos disponíveis na futura missão New Shepard, para civis do Brasil, Nigéria, Tailândia e Índia, nações parceiras do projeto, e uma vaga aberta para outros países. Na viagem inaugural, em 2022, o engenheiro Victor Hespanha se tornou o primeiro turista espacial brasileiro.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Como concorrer a uma viagem ao espaço na missão New Shepard?

Para participar da seleção de civis que irão ao espaço na nave da Blue Origin, se tornando astronauta temporário, é necessário se inscrever em um desafio da SERA no Telegram. Siga os passos abaixo para chegar ao canal da plataforma no app de mensagens:

  1. Acesse o link SERA Mission Control no Telegram, sendo preciso ter o mensageiro baixado e instalado no smartphone;
  2. Toque no botão “Getting Started”, localizado no final da página, para abrir a plataforma dentro do app;
  3. Comece a navegar pelo ambiente da SERA no Telegram, participando dos desafios abertos.

De acordo com a iniciativa, os candidatos à vaga na viagem espacial devem se envolver no concurso, formar comunidades e acumular “SpaceDust”, como é chamado o sistema de pontuação do programa. Quanto mais pontos ganhos, maiores são as chances de subir no ranking e se tornar elegível para receber votos.

capturas-de-tela-do-canal-da-sera-no-telegram
Os desafios para concorrer a uma viagem ao espaço acontecem no Telegram. (Imagem: SERA/Divulgação)

A votação da comunidade para visitar o espaço acontece por meio de uma infraestrutura blockchain denominada “The Open Network” (TON). Ela funciona como mecanismo para que os participantes escolham, coletivamente, os melhores candidatos, que passarão para outra etapa rumo aos desafios finais.

Eleito para realizar a viagem em junho de 2022, Hespanha trabalha, atualmente, como embaixador da agência que se dedica a construir uma comunidade global de exploração e pesquisa espacial. O brasileiro estava no assento número dois da missão NS-21 da Blue Origin.

“Com certeza foi um dos marcos pessoais mais incríveis da minha vida. Olhar para o nosso planeta do espaço transforma qualquer pessoa”, comentou Victor, em comunicado, sobre a sua experiência como astronauta.

Você teria coragem de participar de uma missão espacial como esta? Comente nas redes sociais do TecMundo.