SpaceX: a Crew Dragon tem um novo banheiro espacial para astronautas

2 min de leitura
Imagem de: SpaceX: a Crew Dragon tem um novo banheiro espacial para astronautas
Imagem: Pexels

Já é sabido que a SpaceX é uma das principais empresas no mundo quando o assunto é viagens ao espaço, mas a empresa americana, que foi fundada por Elon Musk, aparenta ter inovado mais uma vez em suas máquinas. A Crew Dragon contará um com banheiro espacial inovador em sua primeira viagem tripulada que acontece hoje (27).

O banheiro vai ser utilizado pelos veteranos astronautas americanos Bob Behnken e Doug Hurley, que estarão abordo da Crew Dragon para fazer parte da teste de voo Demo-2. A viagem deve durar até amanhã (28) e será um marco na história americana. Mas a dúvida mesmo é: como funciona este tipo de banheiro?

Como funciona um banheiro espacial

É comum que os banheiros espaciais sejam extremamente desconfortáveis, sendo normal que astronautas segurem suas necessidades o máximo possível. Porém, uma viagem que dura um dia inteiro acaba tornando esta prática bem mais difícil.

Para se aliviarem, os homens do espaço precisam prender o corpo, imobilizar os pés e usar um cinto para manter eles atrelados à privada. Se não fizerem isso, os astronautas acabam flutuando enquanto fazem as suas necessidades.

Quando vão urinar, utilizam uma espécie de mangueira que deve ser atrelada o mais perto possível para que a urina vá direto nela, algo que, convenhamos, parece bastante desconfortável. Após isso, o xixi é lançado no espaço e evapora em questão de segundos.

Para os dejetos fecais, os astronautas têm uma câmera dentro da privada, que os auxilia para mirar — exatamente isso que você leu — mirar na hora de evacuar. As fezes são mantidas em um compartimento, onde são desidratadas, desinfectadas e armazenadas.

Espera-se que o novo banheiro inove nestes quesitos de conforto e de remoção de dejetos, mas, infelizmente, só saberemos as novidades sobre o novo sistema quando Bob Behnken e Doug Hurley voltarem ao solo terrestre.

Voo que fará história

A Crew Dragon está prestes a fazer história nesta quarta-feira (27). Isso porque, em um trabalho conjunto entre SpaceX e NASA, lançará pela primeira vez, desde 2011, dois astrounautas norte-americanos para viajar na órbita terrestre. A decolagem acontecerá no Kennedy Space Center e o intuito é chegar até a Estação Espacial Internacional.

Os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken fazendo reconhecimento da Crew Dragon. (Fonte: NASA/Reprodução)Os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken fazendo reconhecimento da Crew Dragon. (Fonte: NASA/Reprodução)Fonte:  NASA/Reprodução 

Para tornar o evento ainda mais especial, o lançamento poderá ser acompanhado online em uma live por meio deste link. O evento está previsto para às 17h33 no horário de Brasília.

Leia tambémSpaceX lança astronautas da NASA: saiba como assistir ao vivo

SpaceX: a Crew Dragon tem um novo banheiro espacial para astronautas via Mega Curioso

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.