SpaceX lança missão Crew-2 nesta sexta (23); assista ao vivo

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX lança missão Crew-2 nesta sexta (23); assista ao vivo
Imagem: Twitter/SpaceX

A SpaceX vai lançar a missão Crew-2 nesta sexta-feira (23), que partirá do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). A decolagem, impulsionada pelo foguete Falcon 9, está prevista para acontecer às 6h49 (horário de Brasília).

Segunda missão operacional da empresa aeroespacial de Elon Musk dentro do Programa de Tripulação Comercial da agência espacial americana, a Crew-2 levará quatro tripulantes. Entre eles, estarão os astronautas da NASA Megan McArthur e Shane Kimbrough, o representante da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) Akihiko Hoshide e o membro da Agência Espacial Europeia (ESA) Thomas Pesquet.

Programado originalmente para essa quinta (22), o lançamento precisou ser adiado em um dia por conta de “condições climáticas desfavoráveis” na região de onde partiria o voo. De acordo com a NASA, a Crew Dragon deve chegar à Estação cerca de 24 horas após a decolagem, na manhã de sábado.

Tripulação que fará parte da missão Crew-2.Tripulação que fará parte da missão Crew-2.Fonte:  NASA/Divulgação 

Os viajantes a bordo da espaçonave vão passar os próximos seis meses no laboratório orbital realizando uma série de experimentos científicos, incluindo o estudo de chips de tecidos e pesquisas relacionadas à microgravidade. Assim como todos os que vão até lá, eles também auxiliarão na manutenção da ISS.

Como assistir ao vivo

A transmissão ao vivo do lançamento da missão Crew-2 começa bem antes da decolagem da Crew Dragon, com uma programação cheia de atrações. A partir das 2h30 (horário de Brasília), a live inicia trazendo a cobertura dos eventos pré-lançamento, como a atracação, a abertura da escotilha e a cerimônia de boas-vindas.

Já a decolagem está marcada para acontecer às 6h49, lembrando que ela é condicionada às boas condições climáticas. Toda a cobertura será feita pelo canal da NASA no YouTube (link abaixo) e também no site da agência.

No sábado, os mesmos canais exibem a chegada da nave à ISS, a partir das 6h10.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.