Menu de astronautas da estação espacial chinesa tem 120 pratos

1 min de leitura
Imagem de: Menu de astronautas da estação espacial chinesa tem 120 pratos
Imagem: Xinhua/Reprodução

O que os astronautas comem no espaço? No caso dos três tripulantes da missão Shenzou 12, que chegaram à Estação Espacial Chinesa Tiangong no último dia 17, o cardápio é bastante amplo, contando com mais de 120 tipos de alimentos à disposição.

Os pratos incluem alimentos sólidos, desossados e divididos em pequenos pedaços, escolhidos conforme as preferências dos astronautas. Carne de boi com pimenta-do-reino, carne suína desfiada no molho de alho, repolho em conserva e frango xadrez são apenas algumas das opções.

A carga de suprimentos estimada em 6,8 toneladas, que chegou ao módulo central Tianhe no final de maio, incluiu ainda vários tipos de bebidas, como chás, sucos e refrigerantes. Sopas, vegetais, frutas e molho de pimenta-de-sichuan, além de outros condimentos, também foram levados ao espaço.

Os astronautas fazem várias refeições ao longo do dia.Os astronautas fazem várias refeições ao longo do dia.Fonte:  Space.com/Reprodução 

Os astronautas chineses Liu Boming, Nie Haisheng e Tang Hongbo vão passar três meses em órbita trabalhando na montagem da Tiangong, que deve começar a operar em 2022. Eles poderão usar o forno micro-ondas da cozinha da estação espacial para aquecer a comida e tomar bebidas geladas, armazenadas nos refrigeradores.

Menus personalizados

Em entrevista ao China Daily na quarta-feira (23), o treinador dos astronautas Huang Weifen disse que há cardápios personalizados para cada um deles. Os menus são divididos em café da manhã, almoço e jantar, com base em uma pesquisa respondida antes da viagem.

O cardápio de segunda-feira, por exemplo, pode incluir pão de coco, ovo de codorna e nabo em conserva no café da manhã. Já o almoço traz costeletas de porco, batatas fritas, sopa de carne com vegetais, pimentas e pudim de arroz, entre outros pratos, enquanto a janta tem frango frito, atum picante, arroz, cogumelos fritos e alface.

Lanches ao longo do dia também são feitos pela tripulação, com chocolates, frutas enlatadas, biscoitos, suco de pêssego e moela de frango marinado, além de outros itens.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.