Astronautas: como eles vivem no espaço?

3 min de leitura
Imagem de: Astronautas: como eles vivem no espaço?
Imagem: Pixabay

Fazer uma viagem de férias cujo destino está a algumas centenas de quilômetros acima da Terra, em vez de ir à praia ou ao campo, é algo que será possível em um futuro não muito distante para quem tiver coragem e uma fortuna disponível. Logo, isso significa que será possível fazer o turismo espacial.

O “hotel” provavelmente será a Estação Espacial Internacional (ISS) localizada a pouco mais de 400 quilômetros de altitude e que orbita o planeta 1 vez a cada 92 minutos, viajando a 27,7 mil km/h, onde vivem alguns astronautas.

No laboratório orbital, esses profissionais têm uma rotina parecida com a terrestre: eles comem, dormem, fazem suas necessidades fisiológicas, trabalham e se divertem, precisando adaptar todas as atividades ao ambiente de gravidade zero, que afeta o corpo de várias maneiras.

A rotina na ISS inclui até o cultivo de alface.A rotina na ISS inclui até o cultivo de alface.Fonte:  NASA/Divulgação 

Diante desse desafio, você já imaginou como pode ser perigosa (há riscos como a radiação espacial), curiosa e complicada a vida em órbita? Descubra como os astronautas vivem no espaço, conhecendo um pouco da rotina na ISS.

As comidas dos astronautas

Nas primeiras viagens espaciais, os alimentos eram disponibilizados em pasta ou pó, exigindo a adição de água e o uso de um canudo. Essa solução ainda é utilizada em alguns pratos, mas o cardápio já é bem mais amplo, podendo incluir frutas, guloseimas etc.

Há até ketchup, mostarda e maionese para temperar a comida, enquanto o sal e a pimenta são fornecidos apenas na forma líquida, para evitar que os grãos se espalhem pela Estação e causem estragos. Falando em líquidos, as bebidas são, em sua maioria, reidratáveis, precisando adicionar água ao pó para consumi-las.

A cozinha da ISS vive movimentada.A cozinha da ISS vive movimentada.Fonte:  NASA/Divulgação 

A cozinha da estação tem um forno e ganhou seus primeiros refrigeradores em 2020. Outro detalhe é que, na hora de comer, os astronautas prendem os alimentos a uma bandeja, que pode ser amarrada ao corpo ou à parede.

E como funciona o banheiro espacial?

A hora de usar o banheiro no espaço é outro grande desafio. Para urinar e defecar, eles contam com um sistema que suga o ar e os resíduos para tanques. Os dejetos líquidos são reciclados e transformados em água, escassa por lá, enquanto os sólidos ficam armazenados para descarte em solo.

Cada astronauta tem o próprio funil de urinol, conectado à mangueira do vaso sanitário ao usá-lo, enquanto o processo para defecar é um pouco mais complicado, exigindo que o indivíduo fique totalmente preso ao assento.

Os banheiros ficam dentro de cabines, para uma maior privacidade.Os banheiros ficam dentro de cabines, para uma maior privacidade.Fonte:  NASA/Divulgação 

Já o banho não tem chuveiro nem água quente. Os astronautas usam esponjas umedecidas com água reciclada, sabonete e shampoo sem enxágue. Ao término, geralmente vestem a mesma roupa de antes, já que as peças não podem ser lavadas e precisam ser aproveitadas ao máximo.

Há ainda um kit de higiene para cada, incluindo escova de dente, pasta dental, fio dental, pente e barbeador com creme de barbear especial que não deixa os pelos flutuarem. Ao escovar os dentes, eles têm a opção de cuspir a pasta em uma toalha ou engoli-la.

Exercícios e diversão nas alturas

A rotina na ISS também inclui atividades físicas, essenciais para prevenir a perda óssea e muscular, além de outros efeitos provocados pela viagem espacial no corpo, como as mudanças no sistema imunológico. Em média, os membros da equipe se exercitam 2 horas por dia, usando equipamentos diferentes daqueles das academias convencionais, para compensar a microgravidade.

Os astronautas têm uma Os astronautas têm uma "academia espacial" à disposição.Fonte:  NASA/Divulgação 

Outra parte importante do cotidiano dos astronautas é a hora de relaxar. Além de olhar pela janela da ISS e aproveitar uma vista deslumbrante, eles adoram acessar as redes sociais para compartilhar fotos e vídeos, assistir a filmes e séries, ler, jogar cartas e games, ouvir e tocar música, além de conversar com a família por videoconferência.

Dormindo no espaço

Após um divertido e cansativo dia de trabalho, nada como deitar e adormecer, não é mesmo? No espaço, são usados sacos de dormir que ficam presos nas cabines de tripulação, uma espécie de quarto dos astronautas.

Como eles dormem no local de trabalho, não há risco de chegar atrasado.Como eles dormem no local de trabalho, não há risco de chegar atrasado.Fonte:  NASA/Divulgação 

Os sacos evitam que eles flutuem durante o descanso e esbarrem em algum instrumento, garantindo de 8 a 10 horas de um sono tranquilo e revigorante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.