China envia três astronautas para estação espacial com sucesso

1 min de leitura
Imagem de: China envia três astronautas para estação espacial com sucesso
Imagem: Reprodução/Twitter da Chinese Space Station Tiangong

A China lançou nesta quinta-feira (17) um foguete com três astronautas que vão começar a construir a Estação Espacial Chinesa. O foguete Longa Marcha-2F decolou, com sucesso, às 9h22 no horário local, no deserto de Gobi, e alcançou a órbita em 10 minutos. Cerca de sete horas depois, a missão tripulada acoplou-se com exito total.

O objetivo é que os astronautas passem três meses no primeiro módulo da estação Tiangong, que deve ter uma vida útil de pelo menos 10 anos no espaço. Lá, os três farão experiências científicas, "caminhadas" espaciais, manutenções e, claro, a instalação de dois módulos adicionais. Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo serão os primeiros a viverem na estação chinesa. Para comemorar o feito histórico, o canal CCTV, estatal do país oriental, exibiu as imagens da missão ao vivo.

Corrida tecnológica

É a primeira vez em cinco anos que a China lança uma missão tripulada. O feito marca mais um embate entre o país e os Estados Unidos, que estão passando por momentos de tensão diplomática. Isso porque o governo norte-americano proibiu a presença de astronautas chineses na Estação Espacial Internacional (ISS). A longo prazo, a China está trabalhando em conjunto com a Rússia para construir uma base fixa e habitada na Lua até 2035.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.