NASA segue tentando restaurar funções do Telescópio Espacial Hubble

1 min de leitura
Imagem de: NASA segue tentando restaurar funções do Telescópio Espacial Hubble
Imagem: NASA/Smithsonian Institution/Lockheed Corporation
Avatar do autor

Na última quarta-feira (16), a NASA anunciou que o Telescópio Espacial Hubble enfrentou problemas de funcionamento. A falha em um dos computadores, identificada no domingo (13) passado, ainda permanece sem solução enquanto a agência trabalha para resolvê-la.

Na noite de sexta-feira (18), um comunicado da agência informou que a equipe de operações vem executando testes e coletando mais informações "sobre o sistema para isolar ainda mais o problema". Enquanto isso, os instrumentos científicos permanecem em um modo de segurança para evitar mais problemas.

Por outro lado, a agência afirma que tanto o telescópio quanto seus instrumentos estão em bom estado. No início da semana, a NASA tentou reiniciar o computador, mas a tentativa falhou. Inicialmente, a suspeita do problema estava em um módulo de memória degradado. Entretanto, após mudar para um módulo de backup, o problema persistiu.

Computador de 1980

No meio da semana, a agência realizou novos testes com ambos os módulos "para obter mais informações de diagnóstico". Infelizmente, a tentativa também não foi bem-sucedida.

Em específico, a agência informa que o computador de carga útil é um NSSC-1 (NASA Standard Spacecraft Computer-1), construído na década de 1980. O computador é responsável por controlar e coordenar os instrumentos científicos, além de monitorar sua saúde e segurança.

A NASA ainda detalha que há um segundo computador em órbita para ser usado em caso de problema. Ambos podem acessar e usar "qualquer um dos quatro módulos de memória independentes, cada um com 64 kilobits de memória CMOS (Complementary Metal-Oxide Semiconductor)", o que ela acredita ser uma redundância.

Fontes

NASA segue tentando restaurar funções do Telescópio Espacial Hubble