Telescópio Hubble entra em modo segurança após falha de software

1 min de leitura
Imagem de: Telescópio Hubble entra em modo segurança após falha de software
Imagem: NASA

O telescópio espacial Hubble deixou de funcionar normalmente e entrou em modo de segurança neste domingo (07).

O equipamento apresentou um "erro de software" no sistema embutido no satélite artificial e teve todas as atividades pausadas, ficando apenas vagando pelo espaço por tempo indeterminado na espera de uma atualização do sistema que corrija eventuais problemas.

Segundo uma atualização da NASA na conta oficial do satélite no Twitter, o erro será consertado em breve e logo o telescópio poderá retomar as atividades tradicionais de coleta de imagens da superfície do planeta. Todos os sistemas científicos parecem operar normalmente e nada foi danificado, de acordo com o relatório inicial.

O Hubble foi lançado em órbita em abril de 1990 pela agência espacial norte-americana e, desde 1993, envia imagens à Terra que mostra novas perspectivas sobre o nosso planeta e corpos celestes próximos.

O último grande susto do telescópio ocorreu em 2018, quando ele também entrou em modo de segurança após problemas no giroscópio que ajuda na orientação espacial. Ele retornou ao modo tradicional depois de três semanas de manutenção.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.