Rover chinês Zhurong manda selfie de Marte com sua plataforma

1 min de leitura
Imagem de: Rover chinês Zhurong manda selfie de Marte com sua plataforma
Imagem: CNSA

A mídia estatal da China divulgou hoje novas fotos do rover Zhurong Mars, as primeiras após o pouso bem-sucedido, no dia 15 de maio, na superfície de Marte. Na foto principal, o veículo de exploração conseguiu organizar uma selfie em grupo, junto com sua plataforma de aterrissagem.

Para fazer a foto, saudada pela autoridade chinesa como “sucesso completo”, o robô andou 10 metros em direção ao sul, ejetou uma pequena câmera sem fio que estava em sua parte inferior, e retornou para junto do módulo de pouso, para posar para a foto. As primeiras imagens de Marte foram enviadas à Terra ainda em maio, alguns dias após o pouso.

Uma foto panorâmica tirada por Zhurong, que tem esse nome em homenagem ao deus do fogo na mitologia chinesa, mostra características da região de Utopia Planitia no planeta vermelho, mas inclui também algumas áreas mais claras criadas pela liberação de sobras de combustível da plataforma, feita como medida de segurança. No canto superior esquerdo, estão o paraquedas e a concha protetora da aterrissagem.

Zhurong em ação

Foto panorâmica de Marte (Fonte: CNSA/Divulgação)Foto panorâmica de Marte (Fonte: CNSA/Divulgação)Fonte:  CNSA 

As fotos mostradas nesta sexta-feira (11) quebram um silêncio da Administração Espacial Nacional da China (CNSA) desde o dia 22 de maio, quando o rover deslizou pela primeira vez sobre o solo marciano. As imagens agora reveladas foram feitas logo após o pouso e antes do primeiro passeio pelo planeta, segundo a agência estatal Xinhua.

As equipes de terra na China irão usar essas fotos para elaborar um plano de viagem para Zhurong. Entre os equipamentos do rover estão câmeras panorâmicas e multiespectrais para capturar imagens e analisar a paisagem circundante, além de um radar de penetração na superfície que irá perscrutar o subsolo marciano em busca de evidências de água e gelo.

No dia 10 de junho, a Universidade do Arizona, nos EUA, divulgou uma imagem obtida pela câmera HiRISE, a bordo do orbitador Mars Reconnaissance da NASA, mostrando o Zhurong em ação.

Fonte: NASA/JPL/UArizona/DivulgaçãoFonte: NASA/JPL/UArizona/DivulgaçãoFonte:  NASA/JPL/UArizona 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.