Rover chinês Zhurong começa a explorar Marte; veja fotos

1 min de leitura
Imagem de: Rover chinês Zhurong começa a explorar Marte; veja fotos
Imagem: Administração Espacial Nacional da China/Reprodução
Avatar do autor

Neste sábado (22), o rover chinês Zhurong iniciou a sua missão de exploração em Marte. Ele desceu da plataforma de pouso e tocou o solo por volta das 10h40 da manhã (horário de Pequim) e já se locomove pela superfície do planeta.

De acordo com a Administração Espacial Nacional da China, a previsão é de que o rover passe pelo menos 90 dias marcianos mapeando a região com suas câmeras de alta resolução.

Ele é movido a energia solar e possui câmeras de alta resolução. De onde está posicionado, em Utopia Planitia, o Zhurong deverá iniciar a procura por sinais de gelo e monitorar o clima. A missão também deverá analisar a composição química, minerais e tipos de rocha, além de outras características físicas da superfície.

Mais imagens de Marte

A China é o segundo país a pousar um rover no Planeta Vermelho. Atualmente, além do Zhurong, há em Marte os rovers Curiosity e Perseverance, da NASA, que exploram diferentes regiões do planeta. Seu pouso aconteceu no último sábado (15) e as primeiras imagens já foram enviadas.

Rover Zhurong em marteRover Zhurong inicia sua exploração em marte.

Fotos divulgadas pela agência espacial chinesa mostram o rover descendo a rampa do seu módulo de pouso e tocando a superfície marciana. Ele foi enviado ao planeta em julho de 2020 a bordo da espaçonave Tianwen-1 e pesa cerca de 240 kg.

Rover chinês Zhurong começa a explorar Marte; veja fotos