Veja as belas e inéditas fotos de Marte enviadas pela câmera HiRISE

1 min de leitura
Imagem de: Veja as belas e inéditas fotos de Marte enviadas pela câmera HiRISE

A câmera HiRISE já está na órbita de Marte faz quase uma década. Apesar do tempo, apenas agora ela começou a capturar imagens em alta resolução e enviá-las para nós, no Planeta Terra.

A HiRISE se encontra dentro do "Mars Reconnaissance Orbiter" e possui uma abertura telescópica de 0,5 metro. Isso significa que ela é a câmera mais poderosa já enviada para o espaço pela humanidade. Para você ter uma noção, ela é capaz de capturar em uma resolução máxima de 0,3 metro/pixel — e isso também permitiu que a NASA checasse os "passeios" dos rovers Curiosity e Opportunity em Marte, como notou o ArsTechnica.

De acordo com a NASA, o HiRISE já capturou quase 250 mil imagens de Marte, além de entregar quase 300 terabits de dados sobre o Planeta Vermelho. Ainda, a câmera pesa 62,4 kg e está comemorando 10 anos em órbita nesse mês — por isso, a NASA está divulgando 1 mil imagens novas de Marte.

Vale lembrar que a data estipulada para a humanidade chegar até Marte está chegando. A agência pretende pisar em solo marciano por volta de 2030, daqui 14 anos, no máximo.

Para conferir as mil imagens, clique aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.