Histórico: nave da China pousa em Marte com sucesso

1 min de leitura
Imagem de: Histórico: nave da China pousa em Marte com sucesso
Avatar do autor

A nave de pousa que carrega o rover Zhurong pousou com sucesso em Marte na manhã de hoje (15). O feito, inédito e histórico para a China — é o terceiro país a encostar no planeta vermelho —, foi confirmado pela Agência Espacial Chinesa (CNSA).

O rover Zhurong faz parte da missão Tianwen-1, composta por sonda orbital, lander o rover. Ela teve início em julho de 2020, quando decolou do centro de lançamento de foguetes, chegando à órbita de Marte em fevereiro de 2021, dias antes do rover estadunidense Perseverance.

Vale notar que, antes da China, os Estados Unidos foram segunda nação a encostar no planeta vermelho. Em primeiro lugar, está a União Soviética (URSS) que teve sucesso com a missão Mars 3 em 1971.

Zhurong, que faz referência a um “deus do fogo” na cultura chinesa, pousou na região chamada de Utopia Planitia, localizada no hemisfério norte e com um bioma que pode ter sido um mar ou um lago há bilhões de anos.

O rover Zhurong conta com câmeras frontal e multiespectral, além de radar para exploração do subsolo, detectores de campo magnético, análise de superfície e monitor meteorológico — sendo movido por energia solar. Ele deve iniciar o desembarque completo nos próximos dias. Tudo que será analisado pelo rover levará cerca de 20 minutos para chegar ao centro dedicado na China, segundo a CNSA,

Fontes