Zhurong: rover da China envia primeiras fotos de Marte

1 min de leitura
Imagem de: Zhurong: rover da China envia primeiras fotos de Marte
Imagem: Reprodução

A China divulgou nesta quarta-feira (19) as primeiras imagens de Marte enviadas pelo rover Zhurong. As fotos postadas pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) mostram a superfície do planeta vermelho e os paineis solares do robô.

No site oficial da CNSA também é possível assistir a vídeos do rover entrando na atmosfera marciana. O Zhurong pesa cerca de 240 kg e conta com cinco "braços" com diferentes funcionalidades para investigar a natureza e o clima do planeta. Além disso, o rover é equipado com uma tecnologia a laser, que deve ser usada para acertar e estudar rochas, e com um radar para detectar gelo subterrâneo. Ambas as tecnologias também são vistas nos rovers norte-americanos Curiosity e Perseverance.

chinaCNSA/Reprodução

Expectativas

Com o pouso da Zhurong, a China se tornou o segundo país a enviar um robô com sucesso para Marte. O primeiro lugar ficou com os Estados Unidos. A expectativa do país asiático é permanecer em Utopia Planitia — hemisfério norte do planeta — por mais três meses. A região tem mais de 3.000 km de diâmetro e, ao que tudo indica, tem grandes reservas de gelo em sua profundidade.

ChinaCNSA/Reprodução

A Europa, em parceria com a Rússia, já tem planos para enviar o rover Rosalind Franklin à Marte em 2022. Se tudo der certo, será o primeiro lançamento de sucesso do continente europeu.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.