Sonda chinesa Tianwen-1 compartilha fotos incríveis de Marte

1 min de leitura
Imagem de: Sonda chinesa Tianwen-1 compartilha fotos incríveis de Marte
Imagem: CSNA

A agência espacial da China divulgou fotos de alta qualidade tiradas pela sonda Tianwen-1, a primeira do país a pesquisar Marte.

As imagens foram capturadas pela câmera da sonda entre os dias 16 e 18 de março e mostram o Planeta Vermelho em um momento raro de fase crescente. A iluminação estava mais intensa nos dois polos, o que permitiu as fotografias de ângulos diferenciados.

Confira:

Um dos polos de Marte.Um dos polos de Marte.Fonte:  CNSA 

Ambas as imagens foram registradas com a câmera de resolução média da Tianwen-1, que está desde fevereiro deste ano na órbita de Marte a 11 mil quilômetros de altitude da superfície do planeta.

O atual objetivo da missão é registrar o maior número possível de fotos para definir o melhor local de pouso para a sonda — essas fotos, de maior zoom, são tiradas pela câmera de alta resolução da Tianwen-1. A tentativa de chegar em terra firme está prevista para algum momento entre maio e junho de 2021.

A outra foto, tirada dias depois.A outra foto, tirada dias depois.Fonte:  CSNA 

Vale lembrar que Marte já está com um ocupante recente: a sonda norte-americana Perseverance, acompanhada do helicóptero autônomo Ingenuity. Os Emirados Árabes Unidos também lançaram a Hope, um módulo para orbitar o planeta no início deste ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.