SpaceX: Starship SN15 decola e pousa com sucesso em novo teste

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX: Starship SN15 decola e pousa com sucesso em novo teste
Imagem: SpaceX/Reprodução

A espaçonave Starship SN15, protótipo do veículo que será utilizado pela SpaceX para levar humanos à Lua e ao planeta Marte, completou na quarta-feira (5) sua primeira sequência lançamento-pouso bem sucedida, descendo em segurança na base da empresa em Boca Chica, nos EUA.

O lançamento ocorreu às 19h24, horário de Brasília, e o voo durou 6 minutos até atingir a altura de 10 quilômetros, distância necessária para o teste, pousando intacto como previsto. Embora tenha ocorrido um pequeno incêndio de metano na base, a SpaceX considerou o procedimento como "preciso e no local pretendido". Em voos anteriores, os protótipos tiveram problemas na descida e explodiram.

Elon Musk comemora o voo

Elon Musk, CEO e fundador da empresa, rapidamente tuitou: "[A] Starship pousou 'nominal'", termo que no contexto dos voos espaciais significa "normal". Ele também comemora outra conquista: a aprovação tripla da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) para três voos da Starship. O bilionário agora se prepara para uma aparição no programa humorístico Saturday Night Live.

O executivo também está rindo à toa com o contrato de US$ 2,9 bilhões (cerca de R$ 15,5 bilhões em conversão direta) firmado com a NASA para construir uma versão lunar da Starship, que deverá levar astronautas à Lua dentro do programa Artemis. No entanto, a concorrência está sendo auditada pelo Government Accountability Office (U.S. GAO), após outras duas empresas preteridas, Blue Origin e Dynetics, contestarem o resultado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.