NASA vai obrigar SpaceX a fazer voo não tripulado para a Lua

1 min de leitura
Imagem de: NASA vai obrigar SpaceX a fazer voo não tripulado para a Lua
Imagem: SpaceX

A SpaceX foi anunciada na última sexta-feira (16) como a vencedora de um contrato de US$ 2,9 bilhões com a NASA para ser a responsável por levar astronautas da agência espacial até a Lua. Entretanto, há uma cláusula na negociação que torna a missão ainda mais desafiadora — e que deixa a concorrência sonhando com novas oportunidades.

De acordo com o jornal The New York Times, a NASA colocou como obrigatória a realização de uma missão não tripulada para a Lua antes do envio de astronautas. Isso significa que a empresa terá que enviar a Starship "vazia" até o espaço, pousá-lo no satélite natural e voltar para a Terra com todos os mesmos sistemas prometidos para a missão oficial operando.

Além disso, as empresas que participaram do processo seletivo e foram descartadas podem continuar participando de futuros contratos envolvendo pousos na Lua — o que deve reviver as esperanças de companhias como a Blue Origin, por exemplo.

Quando?

Por enquanto, a SpaceX não se manifestou a respeito da missão ou informou uma janela de realização desse pouso de testes.

O Projeto Artemis, nome do programa da NASA que tem como objetivo final o retorno da humanidade à Lua, traz o prazo para 2024, mas a data ainda pode ser revista por causa de restrições orçamentárias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.