Astronautas completam atualização de baterias da Estação Espacial

1 min de leitura
Imagem de: Astronautas completam atualização de baterias da Estação Espacial
Imagem: NASA

Na segunda-feira (1), dois astronautas da NASA deixaram a Estação Espacial Internacional (International Space Station — ISS) para instalar uma plataforma científica europeia e fazer uma série de substituições no lado externo do laboratório internacional, completando, a partir das 9h56 (horário de Brasília), a 234ª caminhada no espaço ou atividade extraveicular (EVA).

É a segunda vez que Victor Glover, da NASA, sai da ISS para um passeio espacial, e a quarta caminhada de seu colega Mike Hopkins, o qual afirmou: “estamos curtindo o visual” (enquanto admiravam a Terra vista do espaço durante a caminhada).

As tarefas agendadas para Glover e Hopkins fora da ISS tinham como objetivos principais configurar uma bateria e uma placa adaptadora, bem como instalar três câmeras separadas. Como realizaram as tarefas 2 horas e 30 minutos antes do tempo planejado, acabaram adiantando algumas outras previstas. “Saímos um pouco tarde, mas tiramos o atraso”, brincou Hopkins.

A caminhada espacial

Assim que deixaram a eclusa de ar da ISS, auxiliados por Kate Rubins, também da NASA, e de Soichi Noguchi (da japonesa JAXA), Glover e Hopkins se concentraram em instalar a última bateria de íon-lítio em substituição às de níquel-hidrogênio antigas, concluindo uma operação de troca iniciada em janeiro de 2017.

Dessa forma, foi também instalada uma placa adaptadora na armação da porta 4 (P4) para completar o circuito do sistema de baterias. Hopkins concluiu a instalação do acumulador elétrico com a fixação de uma concha e um auxiliar de manuseio. Devido à capacidade, cada bateria nova substitui duas das antigas.

A tarefa de substituição da câmera magenta com problema no seletor de cores foi mais emocionante: para chegar ao local do dispositivo, Glover teve que “cavalgar” no braço robótico da ISS. Após prender seus pés, o astronauta literalmente voou no espaço até o local do dispositivo, tendo abaixo de si apenas os tons azulados do oceano Atlântico. Assim, ele substituiu com sucesso a câmera defeituosa na treliça de estibordo, a primeira de três a serem instaladas em futuras caminhadas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.