Asteroide do tamanho de uma van escolar 'tira casquinha' na Terra

1 min de leitura
Imagem de: Asteroide do tamanho de uma van escolar 'tira casquinha' na Terra
Imagem: Space
Avatar do autor

Um pequeno asteroide, do tamanho de uma van escolar, passou “próximo” à Terra na manhã desta segunda-feira (12). Batizado de 2021 GW4, o corpo rochoso tem cerca de 4 metros de diâmetro, o que o torna inofensivo, pois, ainda que estivesse em rota de colisão com o nosso planeta, certamente não sobreviveria à entrada na atmosfera terrestre.

No seu movimento de aproximação máxima, que ocorreu por volta das 10h (horário de Brasília), o objeto esteve a cerca de 25,2 mil quilômetros da Terra, uma distância relativamente pequena quando se leva em conta que a proximidade da Terra com o seu satélite mais próximo, a Lua, é de 384,4 mi quilômetros.

A visita desta manhã foi o encontro mais próximo do asteroide com a Terra, pelo menos até o próximo século segundo a NASA que calculou previamente a órbita do objeto, com um ciclo de quase dois anos ao redor do Sol.

A primeira observação do 2021 GW4 foi feita na semana passada (8), por cientistas do Mount Lemmon Survey, que é parte do Catalina Sky Survey (CSS), programa de monitoramento da NASA que já identificou, somente neste ano, mais de 500 asteroides, segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (NEO, na sigla em inglês), O NEO já identificou 25,5 mil asteroides próximos à Terra, a maioria deles sem qualquer risco.

Fontes

Asteroide do tamanho de uma van escolar 'tira casquinha' na Terra