Conheça os melhores aplicativos para ver a previsão do tempo

3 min de leitura
Imagem de: Conheça os melhores aplicativos para ver a previsão do tempo
Imagem: Shutterstock

Os aplicativos de previsão do tempo já se tornaram algo cotidiano, ajudando no planejamento de diversas atividades. Essa observação meteorológica permite conhecer as características e variações atmosféricas em determinada região, em especial para nos manter atualizados e garantir uma viagem tranquila, por exemplo.

Diversas empresas estrangeiras e nacionais atuam nesse campo, entregando na palma de nossas mãos informações em tempo real sobre as condições climáticas em locais que possam nos interessar, de micro a macrorregiões. Contudo, a grande oferta desse tipo de serviço tanto para Android (Play Store) quanto para iOS (App Store) pode acabar nos confundindo, diante de ampla quantidade de ferramentas disponíveis.

Dessa forma, sugerimos uma lista com 5 aplicativos para você acompanhar a previsão do tempo. A seleção levou em conta o grau de confiabilidade das informações apresentadas, a popularidade (através do número de downloads e avaliações de usuários) e a interface dos apps, de fácil navegação para encontrar dados sobre temperatura, chuva e outros índices de acordo com seu interesse. Confira!

1. AccuWeather

AccuWeatherAccuWeatherFonte:  AccuWeather/Reprodução 

O app estadunidense AccuWeather, é um dos mais famosos em todo o mundo — com mais de 100 milhões de downloads somente na Play Store. Sua tela inicial, elogiada por diversos usuários, destaca a temperatura atual e a sensação térmica (mostrada no campo “RealFeel”), assim como alerta em caso de mudança repentina do tempo, como previsão de chegada de chuva, para você não ser pego de surpresa.

As informações apresentadas sobre o clima em períodos de até 15 dias são baseadas em mais de 170 modelos de previsão. Há também alertas para eventos meteorológicos graves e vídeos curtos de notícias. Existe inclusive uma versão premium, de graça por 7 dias, que remove anúncios.

2. Climatempo

ClimatempoClimatempoFonte:  Climatempo/Reprodução 

O brasileiro Climatempo é classificado como o principal app de previsão do tempo na App Store, em razão do layout intuitivo, acurácia e detalhamento das informações. Totalmente gratuito, ele acompanha as condições atmosféricas atuais em mais de 5.500 municípios, dentre elas temperatura, vento, pressão, umidade relativa do ar, acumulado de chuvas, probabilidade de ocorrência de arco-íris e registro de raios e queimadas.

Sua descrição nas plataformas de download destaca seu pioneirismo em contar com índices que influenciam na saúde, como o monitoramento de risco de gripes ou resfriados, incidência de raios ultravioleta, aumento da proliferação de mosquitos em determinada região e condições que causam alergias. Através dele é possível favoritar locais desejados, cujos mapas e imagens de satélite também podem exibir alertas de alagamento.

3. Ventusky

VentuskyVentuskyFonte:  Ventusky/Reprodução 

Relativamente ainda desconhecido, o Ventusky possui um design repleto de informações sobre o tempo em sua tela inicial. Seu grande diferencial é a visualização de que área chegam precipitações e direção dos ventos, representadas através de animações lúdicas. Como provedores de dados meteorológicos para a empresa tcheca estão o serviço alemão Deutscher Wetterdienst (DWD) e a Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA).

O aplicativo guarda um histórico do tempo da semana anterior e prevê a evolução do clima pelos próximos 15 dias, exibida em gráficos. Além disso, analisa a poluição do ar ao longo do dia e permite o acesso a imagens de câmeras de estações oficiais espalhadas nas proximidades de sua região. Outras funções incluem cobertura de neve, ponto de orvalho, nuvens e dados relacionados a ondas, bem como nascer e pôr do Sol e Lua.

4. The Weather Channel

The Weather ChannelThe Weather ChannelFonte:  The Weather Channel/Reprodução 

Pertencente à IBM, o The Weather Channel é um dos principais apps meteorológicos para iOS e Android. Nele é possível habilitar uma função para que você saiba como se preparar ao sair de casa, com relatórios precisos que ajudam no planejamento de atividades com até 15 dias de antecedência.

Dentre seus recursos adicionais estão previsões de locais por hora, pontos que podem ser favoritados para melhor acesso a futuras consultas, intensidade de chuvas, imagens de radar e índices sobre a qualidade do ar. Ele também oferece recomendações de quais os melhores horários do dia para realizar atividades físicas. O ponto negativo é que conta com mais anúncios do que os outros em sua forma gratuita, mas que podem ser removidos na versão premium.

5. Meteored

MeteoredMeteoredFonte:  Meteored/Reprodução 

Outro exemplo de aplicativo brasileiro para ver a previsão do tempo é o Meteored. Ele traz informações detalhadas sobre as condições atmosféricas em períodos de até 15 dias, destacando temperaturas máximas e mínimas, intensidade e acumulado das precipitações e direção dos ventos, que pode ser conferida também por meio de mapas animados.

O app utiliza previsões meteorológicas próprias, elaboradas por especialistas, e emite alertas baseados no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Como outros recursos, a ferramenta conta com calendário lunar, mapas marítimos, qualidade do ar com descrição associada à saúde, notícias e vídeos. Há ainda a opção de compartilhar em redes sociais os dados buscados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.