NASA divulga a 1ª imagem do drone Ingenuity em Marte

2 min de leitura
Imagem de: NASA divulga a 1ª imagem do drone Ingenuity em Marte
Imagem: NASA/Divulgação
Avatar do autor

O pequeno drone Ingenuity, integrante da missão que chegou a Marte em fevereiro levando o rover Perseverance, teve a sua primeira imagem no Planeta Vermelho divulgada nesse domingo (21) pela NASA. O equipamento aparentemente chegou intacto por lá e deve ser acionado em breve para realizar um voo histórico.

De acordo com a agência espacial americana, o escudo de destroços que protegeu o dispositivo durante o pouso no solo marciano, no último dia 18 de fevereiro, foi removido com sucesso nesse final de semana. A partir daí, foi possível ver o drone preso à barriga do Perseverance, como mostra a imagem capturada pela câmera instalada no braço robótico do rover.

“O escudo de destroços foi embora e aqui está a nossa primeira olhada no helicóptero. Ele está guardado de lado, dobrado e travado no lugar, então há um origami reverso a fazer antes que eu possa colocá-lo no chão. Primeiro, porém, irei para o ‘heliporto’ designado, a alguns dias de carro daqui”, escreveu a equipe no perfil oficial da missão no Twitter.

O Ingenuity está preso à barriga do Perseverance, ainda dobrado, como mostra a foto.O Ingenuity está preso à barriga do Perseverance, ainda dobrado, como mostra a foto.Fonte:  Twitter/NASA Perseverance Mars Rover 

Este “heliporto” ao qual se refere a NASA é o local designado para colocar o Ingenuity em funcionamento pela primeira vez. Já o “carro” em questão é o próprio rover, que está se deslocando pela superfície de Marte transportando o companheiro de viagem.

Voo previsto para abril

Com a possibilidade de se tornar a primeira aeronave a decolar em outro planeta, o minúsculo drone terá a missão de sobrevoar a cratera Jezero, que tem 500 metros de profundidade. O local, onde existiu um rio há bilhões de anos, é apontado por especialistas como uma das melhores escolhas para procurar sinais de vida microbiana antiga.

Mas para tanto, ele precisa funcionar corretamente, decolando e pairando no ar, o que só será possível saber se deu certo pouco tempo antes da primeira tentativa de voo, prevista para acontecer no início de abril. A decolagem depende das condições climáticas em Marte, monitoradas constantemente pelo comando da missão na Terra.

A publicação acima, compartilhada pelo perfil da agência espacial, mostra como será o processo de desacoplagem dele, destravando as suas pernas de aterrissagem e a seguir se soltando completamente do rover. Depois disso, o Perseverance se afasta e as hélices serão acionadas, deixando-o pronto para trabalhar, caso ele esteja funcionando como esperado.

Detalhes sobre o primeiro voo do Ingenuity em Marte serão divulgados pela NASA nesta terça-feira (23), durante coletiva que terá a participação dos controladores do dispositivo.

NASA divulga a 1ª imagem do drone Ingenuity em Marte