Hoje é o Dia Mundial da Meteorologia: tempo de celebrar o oceano

2 min de leitura
Imagem de: Hoje é o Dia Mundial da Meteorologia: tempo de celebrar o oceano
Imagem: WMO

Hoje, 23 de março, é o Dia Mundial da Meteorologia. O que se comemora é uma área do conhecimento vital para nossa sobrevivência no planeta Terra, por se tratar de um saber que aumenta nossa compreensão sobre os fenômenos atmosféricos mundiais. Em 2021, as celebrações estão direcionadas para o tema “Oceano, Clima e Tempo”.

O Dia Mundial da Meteorologia é também o 71º aniversário da entrada em vigor da convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM), criada em 1950 como agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos de meteorologia e clima e, mais recentemente, para hidrologia e meio ambiente.

Fonte: WMO/DivulgaçãoFonte: WMO/DivulgaçãoFonte:  WMO 

Há muito, a OMM deixou de ser apenas uma relatora do que está acontecendo na atmosfera. Preocupados com os impactos de atividades humanas sobre o nosso futuro, a OMM está alertando a população para a necessidade urgente de preservar os ecossistemas e fazer uma utilização racional dos recursos naturais do planeta Terra.

Por isso, em 2021, os olhos dos meteorologistas, e de toda a humanidade, devem se voltar para os oceanos, considerados o nosso imenso coração azul que, em íntima ligação com a atmosfera terrestre, permitem uma melhor compreensão do comportamento desta para a previsão do tempo e das condições climáticas.

Por que os oceanos?

Não há como se falar em variabilidade dos padrões atmosféricos sem falar dos oceanos. Cobrindo cerca de 70% da superfície terrestre, o oceano é considerado pela OMM como “o principal motor do clima e do tempo do mundo”. Afinal, mais de 90% do calor extra aprisionado na Terra pelas emissões de carbono da humanidade são armazenados no oceano.

Além disso, é através dos oceanos que a economia mundial gira, transportando mais de 90% de todo o comércio mundial, além de serem a fonte única de subsistência de 40% da população mundial que vive até 100 km da costa.

Fonte: WMO/DivulgaçãoFonte: WMO/DivulgaçãoFonte:  WMO 

É por reconhecer essa importância que os serviços meteorológicos e hidrológicos de todas as nações e milhares de pesquisadores monitoram constantemente o oceano e a forma como suas mudanças, com o passar do tempo, afetam a atmosfera. Atualmente, os efeitos devastadores das alterações climáticas fazem com que essas observações, pesquisas e serviços do oceano sejam vitais para a humanidade.

O tema deste Dia Mundial da Meteorologia — “O oceano, nosso clima e tempo” — estabelece um foco do conhecimento em conectar essas três categorias em um único sistema terrestre. Marca também o início da Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável, que irá de 2021 a 2030, com a união de ideias inovadoras em apoio a um desenvolvimento sustentável.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.