Perseverance mostra 1ª visão panorâmica da superfície de Marte

1 min de leitura
Imagem de: Perseverance mostra 1ª visão panorâmica da superfície de Marte
Imagem: NASA

Depois de mostrar algumas imagens de vídeo do pouso triunfante do rover Perseverance no planeta Marte na semana passada, a NASA acaba de divulgar a primeira visão panorâmica da superfície do planeta vermelho capturada a partir das câmeras do veículo de exploração.

São ao todo seis fotos separadas que foram editadas uma ao lado da outra para compor um panorama explorável. A parte de cima das imagens foi feita pelas câmeras de navegação coloridas, as Navcams do Perseverance, que ficam no mastro de sensoriamento remoto do rover.

É possível ver na imagem a cratera de Jezero, onde o robô de US$ 2,7 bilhões pousou na última quinta-feira (18), após uma viagem de seis meses e meio saindo da Terra. Embora seja considerada uma região com relevo irregular, o local foi escolhido porque os cientistas acreditam que a imensa depressão geológica já foi um dia cheia de água e, dessa forma, um local propício para a busca de evidências de vida antiga.

A missão do Perseverance em Marte

Segundo a NASA, o principal objetivo da missão do Perseverance em Marte é a astrobiologia, a busca por sinais de vida microbiana antiga. “O rover caracterizará a geologia do planeta e o clima anterior, abrindo caminho para futuras explorações do planeta vermelho por humanos, além de ser a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos”.

Com um total de 19 câmeras a bordo, um recorde entre os seus “colegas”, o Perseverance está passando por um check-up de seus sistemas e instrumentos que, tão logo concluído, permitirá que o rover ensaie os seus primeiros passos na superfície irregular do seu novo local de trabalho.

Os cientistas também aguardam com ansiedade a estreia do Ingenuity, um pequeno drone de pernas compridas, que está preso à barriga do Perseverance, e deverá se tornar em breve a primeira aeronave a voar em outro planeta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.