NASA

Ícone de NASA
1.086 notícias  publicadas

Fundação da NASA

A NASA, Administração Nacional Aeronáutica e Espaço, foi fundada no contexto da Guerra Fria, em 1958, nos Estados Unidos. O órgão surgiu em meio a uma corrida espacial contra a União Soviética. O objetivo principal da entidade é explorar o universo e desenvolver tecnologias que contribuam para a descoberta e entendimento do espaço. Para isso, a NASA vem organizando diversas missões. Entre elas, estão o Programa Mercury, Programa Apollo, Missão Kepler, entre outros.

Primeira missão

O desafio que inaugurou a NASA começou em 1958. O objetivo era mover um astronauta até o espaço e analisar as respostas do corpo humano. A missão se tornou realidade em maio de 1961, quando Alan Shepard fez a viagem a bordo da nave Freedom 7. 

Chegada do homem na Lua

O Programa Apollo tinha como intuito levar o homem à Lua. O propósito se concretizou em 1969, quando a bordo da Apollo 11, Neil Armstrong se tornou o primeiro ser humano a pisar em solo lunar.

O evento foi tão celebrado que cerca de 530 milhões de pessoas viram Armstrong cumprir a expedição. 

Ônibus espaciais

Depois de anos de estudos e o sucesso da Apollo 11, começou a era dos ônibus espaciais. A iniciativa, infelizmente, não contou apenas com resultados positivos. No dia 28 de janeiro de 1986, a nave espacial Challenger se desintegrou depois de seu lançamento e causou a morte de sete membros da tripulação. 

A tragédia aconteceu por conta de uma borracha que teve sua eficiência comprometida por conta das baixas temperaturas. 

A NASA atualmente

Atualmente, o órgão está sob liderança de Jim Bridenstine e tem como visão descobrir e expandir o conhecimento para o benefício da humanidade.

Ver mais notícias

PUBLICIDADE