NASA divulga primeiro vídeo de Marte capturado pelo Perseverance

2 min de leitura
Imagem de: NASA divulga primeiro vídeo de Marte capturado pelo Perseverance
Imagem: NASA/Reprodução

A NASA divulgou nesta segunda-feira (22) o primeiro vídeo capturado pelo rover Perseverance em Marte. As cenas trazem a entrada do veículo espacial na atmosfera do Planeta Vermelho e mostram o momento exato em que ele pousou na superfície marciana na última quinta-feira (18).

A equipe da missão do centro tecnológico Jet Propulsion Laboratory (JPL) da agência, na Califórnia, conseguiu recuperar 30 gigabytes de dados com base em mais de 23 mil imagens. Elas fazem parte de um conjunto de informações divulgadas na conferência virtual “How to Land on Mars”, iniciada hoje às 16 horas no Brasil.

O estágio de descida do Perseverance, chamado de “Skycrane”, foi realizado através de um escudo protetor que disparou propulsores de foguetes para diminuir sua velocidade ao se aproximar do terreno. Ele é composto por quatro câmeras, responsáveis pela captura da incrível sequência de pouso. Confira!

Além disso, um microfone a bordo do rover capturou sons da superfície de Marte. Os dados foram obtidos pela Deep Space Network, rede de antenas da NASA de monitoramento de naves espaciais:

A transmissão ao vivo está disponível em várias plataformas, através da NASA TV, aplicativo e site da agência, e YouTube. A novidade é apresentada por Thomas Zurbuchen, diretor da iniciativa. Ela será formada uma mesa de discussão composta por diversos membros do JPL.

Dentre eles estão, Michael Watkins (diretor do JPL), Matt Wallace (vice-gerente de projeto), Al Chen (líder das atividades de entrada, descida e pouso do Perseverance), Dave Gruel (responsável pelo sistema de câmeras do rover), Justin Maki (cientista de imagens e chefe da equipe de operações de instrumentos), Jessica Samuels (gerente de missões na superfície) e Ken Williford (cientista de projeto).

“Posso assistir a esses vídeos por horas e continuar vendo coisas novas a cada vez”, disse Chen durante a coletiva. As câmeras que registraram o momento foram fornecidas pela empresa de imagens FLIR e a NASA não fez quase nenhuma modificação nelas. “Você pode comprar essa mesma câmera pela internet”, comentou Dave Gruel.

Os cientistas responderão perguntas submetidas por veículos de notícias e pelo público em geral. Para isso, as dúvidas podem ser enviadas através de redes sociais, utilizando a #CountdownToMars. Após o evento, a agência espacial trará mais pesquisadores, engenheiros e especialistas na missão para responder perguntas no Reddit, evento chamado de “Ask Me Anything”.

Imagem: ByClick Downloader
Imagem: Tecmundo Recomenda

ByClick Downloader

Milhares de vídeos, fotos e músicas para você baixar direto de sua rede social favorita ou site. Tenha tudo isso de forma gratuita com o ByClick Downloader. Baixe agora!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.