Tianwen-1 envia imagens incríveis de Marte em alta resolução

1 min de leitura
Imagem de: Tianwen-1 envia imagens incríveis de Marte em alta resolução
Imagem: Ceylon China Times/Reprodução

A ambiciosa missão Tianwen-1 enviou novas imagens incríveis e em alta resolução de Marte. O material foi divulgado pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) nesta quinta-feira (4).

Uma das imagens traz uma vista impressionante e colorida do polo norte do planeta. Outras duas fotos em preto e branco revelam detalhes das crateras da superfície marciana.

Imagem colorida de Marte enviada pela sonda Tianwen-1 da China.Imagem colorida de Marte enviada pela sonda Tianwen-1 da China.Fonte:  CNSA/Divulgação 

A Tianwen-1 é composta por um orbitador, um módulo de pouso e um rover de seis rodas. Após sete meses de viagem, a missão chegou até a órbita de Marte no dia 10 de fevereiro. Desde então, ela envia fotos e vídeos do astro.

A China revelou que a sonda irá orbitar o planeta por mais alguns meses antes de realizar pouso. A previsão é que o evento aconteça em maio ou em junho na parte sul da Utopia Planitia, uma planície localizada em uma grande bacia de impacto.

“As sete cargas úteis da missão no orbitador serão ativadas gradualmente durante a permanência da sonda na órbita. Elas vão realizar tarefas científicas e analisar as formas do relevo e o clima do local de pouso”, declarou a agência espacial chinesa.

As imagens em preto e branco foram obtidas quando a sonda estava a cerca de 330 quilômetros da superfície de Marte.As imagens em preto e branco foram obtidas quando a sonda estava a cerca de 330 quilômetros da superfície de Marte.Fonte:  CNSA/Divulgação 

Outras missões em atividade em Marte

O mês de fevereiro foi marcado por diversas missões de exploração em Marte. No dia 19, a Perseverance da NASA fez um pouso com sucesso na superfície do planeta e iniciou as pesquisas científicas em busca de sinais de vida microbiana ancestral.

Enviada pelos Emirados Árabes Unidos, a sonda Hope Mars entrou na órbita do planeta no dia 9 de fevereiro. Assim como a Tianwen-1, o objetivo da missão será estudar a atmosfera e o clima do corpo celeste.

Mais imagens incríveis de Marte e da sua superfície devem ser divulgadas nos próximos meses. Certamente, elas vão fazer a alegria de muitos fãs da exploração espacial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.