Sonda espacial da China manda vídeo de Marte

1 min de leitura
Imagem de: Sonda espacial da China manda vídeo de Marte
Imagem: USGS Astrology Center

A agência espacial da China divulgou nesta sexta-feira (12), vídeos capturados pela sonda "Tianwen-1", enquanto sobrevoava a órbita de Marte. Nas imagens feitas em um dia marciano, a superfície do planeta aparece em meio a um céu preto. Também é possível ver crateras brancas por toda sua extensão. As imagens foram feitas dois dias após a entrada da sonda na órbita de Marte.

Em maio, um veículo não-tripulado deve se soltar da sonda e tentar pousar na planície de Utopia, hemisfério norte do planeta vermelho.

Confira o vídeo divulgado pela rede pública CCTV:

Este é o primeiro passo de um grandioso programa espacial chinês para os próximos anos. O país conta com o objetivo de estabelecer uma estação espacial habitada em 2022 e enviar um astronauta para a Lua até 2030. Os chineses esperam alcançar já na primeira tentativa, todos os feitos que os Estados Unidos conquistaram desde a década de 1960, em várias missões no planeta vermelho.

A China lançou o "Tianwen-1" ("Perguntas ao céu-1", em chinês) no dia 23 de julho. Para aproveitar a conjunção do final de 2020 - momento em que, a cada 26 anos, a Terra e Marte estão mais próximos um do outro - também foram lançadas as missões dos Estados Unidos e dos Emirados Árabes. Com a chamada "Al-Amal" ("Esperança"), a população árabe conseguiu um feito histórico ao dar início à sua primeira missão interplanetária.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.