Sonda dos Emirados Árabes Unidos envia a primeira imagem de Marte

Imagem de: Sonda dos Emirados Árabes Unidos envia a primeira imagem de Marte
Imagem: Mohamed Bin Zayed/Twitter

A sonda Hope, primeira da categoria lançada pelos Emirados Árabes Unidos, enviou neste domingo (14) a primeira imagem de Marte capturada pelo equipamento.

A postagem foi realizada no perfil da autoridade máxima do país, o sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan. A mensagem celebra o início da missão e torce por eventuais descobertas dos estudos que serão realizados com as imagens enviadas.

"A transmissão da primeira imagem da sonda Hope em Marte é um momento definidor da nossa história e marca o momento em que os Emirados Árabes Unidos se juntam a nações avançadas envolvidas em exploração espacial. Esperamos que essa missão leve a novas descobertas sobre Marte que possam beneficiar a humanidade", escreveu no Twitter.

A face do Planeta Vermelho capturada pela Hope mostra alguns locais conhecidos de outras explorações espaciais, como o vulcão extinto Monte Olimpo, o maior da região.

A sonda Hope foi lançada em julho de 2020 e chegou com sucesso à órbita do Planeta Vermelho no início de fevereiro. A partir de agora, ela deve permanecer por dois anos próxima de Marte coletando dados a respeito de mudanças climáticas, formação de tempestades de areia e alterações na atmosfera.

Quase junto da Hope, sondas de duas outras nações chegaram à região. A chinesa Tianwen-1 até já enviou um vídeo do planeta, enquanto a NASA enviou um rover chamado Perseverance, com pouso programado para 18 de fevereiro.