Entenda 20 termos usados nas informações sobre coronavírus

3 min de leitura
Imagem de: Entenda 20 termos usados nas informações sobre coronavírus
Avatar do autor

Em meio a um verdadeiro bombardeamento de informações, é natural a sensação de não querer ter contato com coisas relacionadas à pandemia do novo coronavírus. Entretanto, para aqueles momentos em você decide se atualizar, é importante estar certo de que compreendeu tudo o que foi repassado. Aí aparecem algumas dificuldades.

Epidemia, pandemia, quarentena, lockdown, isolamento social e até termos mais específicos, como Sars-CoV-2, covid-19, picos de surto ou achatamento de curva de contágio podem causar um verdadeiro nó na cabeça de qualquer um.

Ficou confuso só de ler essa lista de termos? Sem problemas. Confira o "minidicionário" que preparamos para você e, da próxima vez que for ler uma matéria ou assistir a algum noticiário, tenha a certeza de que entendeu exatamente o que está acontecendo.

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)Fonte:  Pixabay 

Glossário do novo coronavírus

1. Coronavírus

Família de vírus que causam infecções respiratórias. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados em 1937; em 1965, foram batizados pelo perfil na microscopia, que parece uma coroa.

2. Sars-CoV-2

Nome do novo coronavírus, responsável pela doença que se espalhou pelo mundo.

3. Covid-19

Doença respiratória causada pelo Sars-CoV-2.

4. Período de incubação

Tempo entre o momento do contágio e o aparecimento dos primeiros sinais. Nesse intervalo, o infectado já é capaz de contaminar outras pessoas, mesmo sem apresentar qualquer sintoma.

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)Fonte:  Pixabay 

5. Pacientes assintomáticos

Pessoas que, mesmo infectadas, não apresentam sintoma. Ainda assim, podem transmitir a doença para outros indivíduos.

6. Grupo de risco

Grupo formado por aqueles que correm grande risco de serem infectados ou terem complicações caso o contágio aconteça.

7. Casos suspeitos

Pacientes que apresentam os sintomas, mas ainda não tiveram o diagnóstico confirmado por meio de um exame oficial.

8. Casos confirmados

Pessoas que fizeram o exame e testaram positivo para a doença.

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)Fonte:  Pixabay 

9. Epidemia

Aumento fora do comum de casos de determinada doença que atinge uma região ou país. Por exemplo, no caso do novo coronavírus, quando ele estava restrito à China, tratava-se de uma epidemia.

10. Pandemia

Proliferação da enfermidade em todo o mundo. Ocorre após três fases: casos importados, quando pessoas retornam ao país de origem após serem contaminadas em locais afetados; transmissão local, quando pessoas que não viajaram contraem a doença de viajantes, sendo possível identificar a origem da contaminação e isolar os casos; transmissão comunitária, quando não se tem mais controle da origem da infecção.

11. Curva de contágio

Número de novas pessoas infectadas em determinado intervalo de tempo.

12. Pico de contágio

Momento máximo de contaminações simultâneas, apresentando estabilidade e posterior retrocesso, com a diminuição de novos casos a partir dali.

13. Achatamento da curva de contágio

Medidas tomadas para desacelerar a velocidade de contaminação e evitar, por exemplo, que sistemas de saúde sejam sobrecarregados com a alta demanda de pacientes.

14. Isolamento ou distanciamento social

Evitar, voluntariamente ou não, sair de casa sem necessidade e permanecer afastado de interações sociais físicas para conter a disseminação da doença.

15. Quarentena

Ato administrativo emitido por autoridades e entidades competentes para suspender atividades públicas, como a determinação do fechamento de comércio, escolas e casas de shows, visando impedir aglomerações.

16. Lockdown

Regime mais rígido de quarentena, em que as pessoas são recomendadas ou até obrigadas a permanecer em casa — incluindo as ligadas a serviços essenciais.

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)Fonte:  Pixabay 

17. Estado de emergência

Alerta sobre a iminência de danos à saúde ou aos serviços públicos, o que permite a tomada de decisões extraordinárias para evitá-los.

18. Estado de calamidade

Decreto após a situação instalada, permitindo medidas ainda mais drásticas, como investimentos não previstos antes do problema em questão.

19. Taxa de letalidade

Número médio de pessoas que morrem após infecção.

20. Taxa de mortalidade

Média de risco de morte baseada no número de pessoas que morreram comparado ao número total de infectados.

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)Fonte:  Pixabay 

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, continue acompanhando nossas matérias. Fazemos o possível para fornecer informações claras e de qualidade.

Leia também:

Entenda 20 termos usados nas informações sobre coronavírus