Há muitas maneiras de organizar os atalhos da Área de Trabalho de modo que o acesso aos seus programas preferidos seja o mais prático possível. Um deles é através da Quick Launch, ou Barra de Início Rápido em nosso idioma. Ela é uma barra de ferramentas que se integra à Barra de Tarefas (aquela com o botão Iniciar, relógio etc.) com função de tornar o início de programas mais rápido, como o próprio nome sugere.

Por padrão, a Barra de Início Rápido vem habilitada no Windows, XP e Vista, geralmente localizada logo à direita do botão Iniciar. Basicamente ela inclui alguns atalhos úteis, como do Internet Explorer, navegador padrão do Windows, e para visualizar a Área de Trabalho. Este faz com que todas as janelas abertas se minimizem para a Barra de Tarefas.

Colocar novos atalhos na Barra de Início Rápido pode ser encarado também como uma forma de deixar sua Área de Trabalho limpa e organizar seus atalhos de um modo mais eficiente. Afinal, acessar programas através dela não requer que o usuário minimize as janelas abertas, como é feito para acessar os ícones da Área de Trabalho. Além disso, basta apenas um clique sobre o ícone do aplicativo que deseja usar e aguardar seu carregamento. Agora veremos como inserir os seus próprios atalhos.

Inserindo seus próprios atalhos

Primeiro você deve se certificar que a Quick Lauch está sendo exibida. Para tanto, clique com o botão direito do mouse sobre a Barra de Tarefas, aponte para Barra de ferramentas e confira se o item Início Rápido está marcado. Caso não esteja, clique sobre ele.

Exibindo a Barra de Início Rápido.

Note que alguns ícones aparecerão ao lado do botão Iniciar. A quantidade irá depender número de atalhos que foram criados automaticamente por programas na Quick Launch do seu PC. Na imagem acima, pode-se observar a presença de nove atalhos.

O segundo passo consiste em desbloquear a Barra de Tarefas, ação que possibilita ao usuário realizar modificações nesta. Para fazer isso, você só precisa clicar com o botão direito do mouse sobre ela e desmarcar a opção Bloquear a Barra de Tarefas, caso esteja marcada. Note na imagem abaixo que aparecerão alguns pontilhados à esquerda e à direita dos ícones. Isso indica que a Barra de Tarefas está desbloqueada para modificações.

Desbloqueando a Barra de Tarefas.

Agora é necessário enviar os atalhos que deseja usar na Quick Launch para a Área de Trabalho. Isso é simples, vamos lhe apresentar através de um exemplo para ficar ainda mais fácil de entender. Digamos que o atalho em questão seja o do jogo Campo Minado. Primeiro, vamos até o local onde se encontra o jogo ou um atalho dele, como por exemplo, Menu Iniciar > Programas > Jogos.

Acessando o local do aplicativo a ser utilizado.

Clique com o botão direito do mouse sobre o nome do aplicativo, aponte para Enviar para e clique sobre a opção Área de trabalho (criar atalho).

Criando um atalho na Área de Trabalho.

Um atalho será criado na Área de Trabalho, como mostra a figura abaixo.

O atalho criado.

Agora é preciso um pouco de atenção: clique com o botão DIREITO do mouse sobre o atalho na área de trabalho, segure o botão e arraste o ícone para a Barra de Início Rápido. E aí mais um cuidado: posicione o cursor do mouse (a “setinha”) entre os ícones já existentes ali, NUNCA sobre eles. Se isto acontecer, o programa que você apontou tentará abrir o atalho “jogado” ali. Ao soltar o botão do mouse, um menu de contexto será exibido, como mostra a imagem:

Movendo o atalho para a Quick Launch.

Clique em Mover para Cá e pronto! O seu atalho na Quick Launch já esta pronto para ser utilizado. Para organizar seus atalhos, basta clicar com o botão ESQUERDO do mouse sobre o atalho desejado e movimentá-lo até o local onde queira colocá-lo, mas NUNCA sobre outro ícone.

O novo atalho na Quick Launch.

DICAS

Aqueles pontilhados que aparecem nas laterais da Barra não servem apenas para indicar que a Barra de Tarefas está desbloqueada. Clicando sobre eles, você pode redimensionar o tamanho ocupado pela Quick Launch, bem como posicioná-la pela Barra de Tarefas. Além disso, é possível criar um menu personalizado com elas. Veja como.

Depois de inserir todos os seus atalhos, clique com o botão direito do mouse entre o pontilhado à esquerda e o primeiro ícone, como mostra a figura abaixo.

Mostrando o título da Barra de Início Rápido.

Clique em Mostrar título. Em seguida, clique sobre o pontilhado à direita da Quick Launch e o arraste o máximo possível para a esquerda. Agora bloqueie a Barra de Tarefas (como mostrado mais acima neste artigo) e confira o resultado:

Um novo menu personalizado.

($InsereProgs$)($CODInsereProgs$)49535,44454,52745,41198,53257,51916($/CODInsereProgs$)

Cupons de desconto TecMundo: