Na China, passageiro que usa celular no avião pode pegar 5 dias de cadeia

1 min de leitura
Imagem de: Na China, passageiro que usa celular no avião pode pegar 5 dias de cadeia

A questão de uso de aparelhos eletrônicos durante o voo é um tanto controversa — e já faz tempo. Os celulares podem realmente interferir nas comunicações dos aviões, mas isso não significa que ao usar um celular durante o voo você vai derrubar a aeronave. A recomendação de segurança diz que é melhor desligar ou colocar no modo avião. Isso na maioria dos países, mas não na China.

Uso de celular dá cadeia

Na China, as coisas são um pouco diferentes. Por lá, três passageiros diferentes foram presos por usar seus telefones em aviões — em voos entre 5 de janeiro e 6 de fevereiro deste ano. De acordo com a imprensa local, uma mulher chamada Zhang alegadamente se recusou a desligar o celular durante a decolagem e ainda fez chamadas durante um voo. Por causa disso, ela foi mantida presa por cinco dias.

Um segundo passageiro chamado Niu também foi detido por usar celular durante o voo, mas ficou apenas três dias no "xadrez". O passageiro final, cujo sobrenome é Wang, supostamente ouviu música durante a decolagem e a aterrissagem. Wang também pegou cinco dias, que é a pena máxima por uso de celular em aviões. Podem ainda ser aplicadas multas de até 50 mil yuan (cerca de 22 mil reais!).

Proibido mesmo

O uso de aparelho celular em aviões é terminantemente proibido na China, nem o modo avião é aceito. Você deve desligar seu telefone se não quiser ter o destino das três pessoas citadas acima. A pena foi dura, mas os três sabiam da punição e correram o risco, não é mesmo?

********

Este texto faz parte do programa TecMundo Experts, pelo qual leitores com alguma especialidade em tecnologia podem encaminhar seus conteúdos para o TecMundo. As matérias publicadas aqui são enviadas de modo voluntário e sem vínculo empregatício.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.