Os táxis autônomos da Waymo pararam de funcionar durante queda de energia em São Francisco, nos Estados Unidos, no último sábado (20), causando engarrafamentos pela cidade. Um problema semelhante já havia acontecido em Austin, onde a empresa também opera, no início deste ano.
Com os carros sem motorista travados diante dos semáforos desligados, a subsidiária do Google precisou suspender temporariamente o serviço de transporte, para manter a segurança dos passageiros e evitar bloqueios no trânsito. A frota voltou a operar somente na noite de domingo (21).
Nossos vídeos em destaque
Por que os táxis autônomos da Waymo travaram?
A empresa especializada em tecnologia para veículos autônomos não esclareceu o que motivou os robotáxis a pararem de funcionar durante o apagão que afetou ao menos 130 mil pessoas na cidade californiana. Dessa forma, há várias especulações relacionadas ao tema.
- Como destaca o The Verge, uma das possibilidades é a instabilidade das conexões móveis durante a falta de energia, impactando a comunicação entre os automóveis e os servidores da companhia;
- Em uma postagem antiga, a Waymo explica que os táxis sem motorista podem solicitar ajuda humana ao se depararem com “interações únicas”;
- Nessas situações, eles fornecem imagens ao vivo e gravadas e um mapa 3D com os dados captados pelos sensores, mas precisam da internet para o envio;
- Diante da rede sobrecarregada pelos consumidores que ficaram sem Wi-Fi em meio à falta de energia, os carros teriam enfrentado dificuldade para se conectar ao 5G, ficando sem comunicação com a central de atendimento.
Imagens compartilhadas no X mostraram situações curiosas, como três carros da Waymo bloqueando uma rua, diante do semáforo apagado, e uma enorme fila de carros se formando atrás. Um pouco mais à frente, outro veículo autônomo travou no meio do cruzamento, dificultando a passagem.
Em comunicado, a porta-voz da Waymo, Suzanne Philion, disse que a empresa trabalhou em conjunto com as autoridades para solucionar o problema. “Estamos focados em integrar rapidamente as lições aprendidas com este evento e comprometidos em conquistar e manter a confiança das comunidades que servimos todos os dias”, afirmou.
Não houve registro de acidentes associados às falhas que fizeram os robotáxis travarem e bloquearem o trânsito. Já o apagão teve como causa o incêndio em uma das subestações da fornecedora de energia Pacific Gas and Electric Go (PG&E).
Que tal relembrar outra situação inusitada envolvendo os carros sem motorista da Waymo? Nesta matéria, mostramos o buzinaço que a frota autônoma fazia durante a madrugada, irritando moradores de São Francisco.
)
)
)
)
)
)
)