menu
Logo TecMundo
Internet

Apagão atinge diversas regiões do Brasil na madrugada de terça-feira (14)

Diversas regiões do Brasil ficaram sem energia elétrica durante a madrugada de terça-feira (14). Ainda não há informações extras entregues por concessionárias de energia.

Avatar do(a) autor(a): Equipe TecMundo

schedule14/10/2025, às 01:21

updateAtualizado em 14/10/2025, às 07:45

Diversas regiões do Brasil ficaram sem energia elétrica durante a madrugada de terça-feira (14). Até o momento, relatos em redes sociais indicam que o Nordeste, Sul e Sudeste foram os mais afetados pelo ‘apagão’.

O problema teve início no começo da madrugada, em alguns locais por volta das 0h16 (horário de Brasília). Em regiões como a cidade de São Paulo, o apagão durou apenas alguns minuto. Por outro lado, áreas do Rio de Janeiro ficaram sem luz por quase uma hora.

O DownDetector registrou aumento de reclamações para diversas concessionárioas como Enel, CEMIG, CPFL Energia, Copel Telecom e outras.

Áreas afetadas (aferidas via relatos no Twitter e DownDetector):

  • Nordeste: RN, CE, PE, BA, PI, MA;
  • Sudeste: SP, RJ, MG;
  • Norte: AC, AP, AM;
  • Sul: SC, RS;
  • Centro-Oeste: DF.

Confira, abaixo, a repercussão do assunto nas redes sociais:

O que causou o apagão?

O Ministério de Minas e Energia confirmou que vários estados brasileiros sofreram com a falta de energia elétrica. A pasta explicou por nota que a causa do problema foi um incêndio em uma subestação no Paraná.

O Governo Federal pontuou que o fogo atingiu o Sistema Interligado Nacional (SIN) por volta das 00h30. As chamas atingiram um reator da Subestação de Bateias, que é um distrito localizado no município de Campo Largo, que fica a cerca de 30 km de Curitiba.

Ainda segundo o ministério, não se sabe o que causou o fogo. A energia elétrica em todos os estados já foi reestabelecida.

As concessionárias de energias dos estados já estão calculando o prejuízo, sendo que São Paulo parece ter sido a região mais afetada. De acordo com a Enel, foram 937 mil clientes que ficaram sem luz.

Na cidade do Rio de Janeiro foram cerca de 450 mil pessoas, enquanto em Brasília foram afetadas cerca de 300 mil moradores.


local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 3 minutos