Iluminação é um dos tópicos mais importantes e interessantes na história do automóvel. Ver e ser visto é essencial quando se está no comando de um veículo e é por isso que os fabricantes investem pesado no aprimoramento das tecnologias dedicadas ao assunto.
Aproveitando o contato que tivemos com o Volkswagen ID.4, primeiro elétrico da marca no país, o TecMundo agora explica sobre um dos recursos mais legais e tecnológicos do SUV médio: os faróis matriciais, também conhecidos pelo nome original Matrix LED. Embora não sejam uma novidade, ainda são raros nos carros à venda no Brasil e despertam curiosidade.
Os faróis matriciais foram projetados pela alemã Hella, especialista no assunto, e apareceram em um carro de produção pela primeira vez em 2013, na reestilização do Audi A8 de 3ª geração. Atualmente, eles equipam diversos modelos europeus e alguns vendidos no Brasil como os VW Polo GTS, ID. Buzz e Tiguan R-Line, MINI Cooper, entre outros.
A minúscula matriz de LEDs é responsável por iluminar todo o caminho à frente.Fonte: Reprodução/YouTube - gftgrill
Os faróis Matrix são totalmente diferentes dos convencionais. Ao invés de um refletor ou projetor com uma lâmpada no meio, eles trazem minúsculos LEDs agrupados em uma placa de circuito, criando uma matriz que é operada pelo computador do veículo. Um grupo de lentes é responsável por amplificar e distribuir a luz dos LEDs, quase como uma máquina fotográfica.
Uma câmera instalada no para-brisa tem a função de detectar os carros à frente, em qualquer sentido, usando as luzes deles como referência: quando um automóvel é detectado, a imagem é passada ao computador que determina quais LEDs devem ser apagados na matriz para que o feixe de luz alta seja "cortado" daquele veículo, mantendo a luminosidade no restante.
Em outras palavras: os faróis matriciais foram feitos para que o condutor possa utilizar o farol alto sem ofuscar quem está à frente do seu carro. Quando o sistema lê um veículo à frente, os LEDs que iluminam aquela região específica são desligados automaticamente e os outros permanecem acesos, garantindo a máxima visibilidade sem incomodar os demais.
Faróis matriciais iluminam tudo, cortando a luz dos outros carros para não incomodar.Fonte: Reprodução/YouTube - Live & Drive
Com o passar dos anos, os faróis matriciais passaram por evoluções para aumentar a precisão tanto da emissão de luz em si quanto do "corte" feito nos demais carros. Enquanto os Matrix LED mais básicos trazem em torno de 20 LEDs, os mais avançados adotam o nome de Pixel LED e podem utilizar mais de 100 LEDs para um controle absoluto de iluminação.
De maneira geral, quanto mais LEDs, maior é o controle da luz e mais funcionalidades os faróis trazem. Nos sistemas Pixel, por exemplo, o computador pode programar os LEDs para melhorarem a distribuição de luz do farol baixo, dependendo da velocidade, do clima e até mesmo do trajeto, trabalhando em conjunto com o GPS nativo do veículo.
Vale lembrar que toda essa operação é automática e completamente independente da ação do motorista. O condutor pode optar por não fazer uso da função Matrix, mas caso queira utilizá-la, basta acionar e o carro fará todo o resto sozinho. Além disso, o farol alto normal continua disponível e o motorista pode ativá-lo pelo comando dedicado a qualquer hora.
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