Canal direto: prefeituras recebem reclamações de cidadãos via aplicativo

1 min de leitura
Imagem de: Canal direto: prefeituras recebem reclamações de cidadãos via aplicativo

(Fonte da imagem: Divlugação/App Store)

Precisando avisar a prefeitura de algum problema grave e que precisa de verificação o mais rápido possível? Eis o caminho: utilizar o aplicativo Colab, que pode ser baixado gratuitamente tanto para Android quanto para iOS. 

O aplicativo, que por ora está disponível apenas para os residentes de Curitiba (outras duas capitais vão recebê-lo até o fim do mês, Teresina e Cuiabá, além da cidade de Rondonópolis, no Mato Grosso), é capaz de registrar reclamações e sugestões dos cidadãos. Quando isso é feito, elas são repassadas diretamente para os responsáveis do poder público, e o autor da mensagem pode acompanhar a resolução do problema (ou o andamento da sugestão). 

Na cidade de Curitiba, em uma semana de funcionamento, o aplicativo gerou mais de 130 solicitações. Dessas, 40 foram destinadas ao departamento responsável para serem resolvidas e nove já foram solucionadas. 

Conhecendo o Colab 

Nascido como uma rede social em que os usuários podiam apontar problemas como existência de um buraco numa rua, por exemplo, o Colab inicialmente era usado como um canal informal de contato, mas alguns municípios decidiram institucionalizar o aplicativo. Assim, ele se tornou um meio oficial de alertar o poder público sobre alguns fatos ocorridos.

Em 2013, o Colab foi eleito o melhor aplicativo urbano do mundo, derrotando concorrentes norte-americanos e israelenses.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.