O iPad encontrou o MacBook Air e uma nova geração de notebooks surgiu

3 min de leitura
Imagem de: O iPad encontrou o MacBook Air e uma nova geração de notebooks surgiu

Novos MacBook Air

A cidade de Cupertino vai ficar na memória dos amantes da empresa da Maçã por um bom tempo. Aconteceu nesta quarta-feira o “Back to the Mac”, evento da Apple que trouxe muitas novidades para o mundo da tecnologia.

Em meio ao novo OS X 10.7 e suas novas funcionalidades, surgiu um velho conhecido dos usuários, o MacBook Air. A novidade é que o notebook encontrou-se com o iPad, o que deu origem ao laptop mais fino visto até hoje!

Fino quanto?

O novo MacBook Air tem apenas 17 mm no ponto mais espesso, e apenas 3 mm no lado mais fino. Dois modelos diferentes foram apresentados. O primeiro deles conta com uma tela de 13,3”, com resolução de 1440×900 pixels (proporção de 16:9).

Novo MacBook Air
Fonte da Imagem: Divulgação/Apple

Já o segundo modelo é um pouco menos, com tela de 11,6” e resolução de 1366x768 (proporção 16:9). Além da tela, a principal diferença entre os modelos está no processador, que no MacBook Air de 11,6” será um pouco mais fraco. Outra diferença é que o notebook menor não terá o slot para cartões.

Vale lembrar que os novos modelos do MacBook Air contarão com placas de vídeo NVIDIA GeForce 320N.

Placa-mãe e bateria

O visual da parte interna do novo MacBook Air impressiona. Ao contrário do que acontece na maioria dos notebooks, na nova máquina da Apple boa parte do espaço interno é ocupado pela bateria.

A placa-mãe está tão compacta que o usuário precisa prestar mais atenção ao que está vendo para perceber que ela está ali. O interessante é perceber que, mesmo menor, a motherboard continua abrigando todos os componentes sem problema.

Por dentro o novo MacBook Air

Fonte da Imagem: Divulgação/Apple

Falando em bateria, o desempenho da fonte de energia do novo MacBook Air é, no mínimo, interessante. Em standby, o notebook da Apple tem autonomia de até 30 dias! Usando o Wireless e realizando tarefas comuns, o MacBook Air aguenta até 7 horas sem energia elétrica.

Os testes feitos para chegar ao tempo de duração da bateria foram diferentes para o novo MacBook Air. Segunda a Apple, a ideia era simular a real utilização do novo notebook, por isso a avaliação foi um pouco mais pesada do que a de costume.

Flash para armazenamento

Uma das características dos novos modelos do MacBook Air que permitiu aumentar consideravelmente a autonomia da bateria está na utilização de memória flash para o armazenamento das informações no computador.

Além de tornar o acesso aos dados mais rápido, as memórias desse tipo consomem menos energia, o que reduz, e muito, o consumo da bateria. É interessante perceber que vários recursos do iPad realmente fazem parte dos novos modelos do MacBook Air.

O Multitouch perfeito para notebooks

Engana-se quem pensa que o notebook da Apple não possui recurso multitouch. O MacBook Air traz um amplo espaço para o touchpad. A diferença está no fato de não haver nenhum botão para o usuário utilizar.

Todas as ações – clique, seleção, scroll – são feitas através do toque. Confira na imagem abaixo alguns movimentos e suas respectivas ações.

Multi-Touch
Fonte da Imagem: Divulgação/Apple

Fim do drive ótico?

Os novos MacBooks não possuem entrada para CD e DVD, e não utilizar drivers óticos parece ser uma tendência na Apple. No entanto, CDs e DVDs têm sido a principal forma de reinstalar o sistema operacional. Para solucionar este problema, os novos Air vêm com um pendrive que contem o Mac OS X e o iLife. Dessa forma, o usuário pode restaurar seu sistema sem problemas.

Imagem no manual do usuário.   Divulgação/Apple

Fonte da Imagem: Divulgação/Apple

Características e valores dos modelos

As configurações dos modelos

Valores

Os preços dos novos modelos do MacBook Air assustam um pouco, mas,segundo Steve Jobs, é o início de uma nova tendência entre os notebooks. O uso de memória flash e da placa-mãe mais compacta justifica um pouco os preços mais agressivos.

Valores dos modelos

Ambos os modelos no MacBook Air estarão disponíveis ainda hoje nas lojas da Apple dos Estados Unidos.

Vídeos

O novo comercial do MacBook Air já está no canal oficial do YouTube, enfatizando que os novos modelos são ainda mais finos e afirmando que esta é a nova geração de MacBooks.

A Apple também publicou um vídeo de cinco minutos, mostrando inúmeros detalhes da idealização e fabricação dos novos Air. Os executivos da Apple falam sobre como os novos MacBooks foram desenvolvidos para atender aos pedidos dos usuários, com um aparelho mais leve e bateria de longa duração.

As imagens nos mostram como é simples usar a função multitouch e o quão fino e leve o MacBook Air realmente é. O design foi um grande desafio não só pelo tamanho, mas também pela qualidade do equipamento.

O vídeo exibe imagens da produção de um Air e de como várias partes foram reunidas em uma só para montar uma estrutura incrível. Segundo Jony Ive, vice-presidente sênior do design da Apple, este é “um dos produtos mais bonitos” já produzidos pela empresa.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.