Esteganografia: o Baixaki ensina você a ser um espião supersecreto

3 min de leitura
Imagem de: Esteganografia: o Baixaki ensina você a ser um espião supersecreto

Recentemente dez espiões russos foram capturados nos Estados Unidos. Segundo o FBI, responsável pelo desmantelamento da operação, os integrantes tinham a missão de coletar informações políticas e de segurança para enviar a Moscou.

O governo americano usará os presos em um acordo com a Rússia, que libertará quatro espiões americanos capturados no país há algum tempo. Entre as técnicas de envio de informações utilizada pelos russos está a esteganografia, que significa esconder informações em objetos, imagens ou locais difíceis de encontrar.

Eles publicavam fotos aparentemente comuns na internet, que continham informações sigilosas embutidas em sua estrutura. Alguns dos espiões atuavam há décadas nos Estados Unidos e foram observados durante anos para que as prisões pudessem ser feitas.

E você, também quer esconder informações sigilosas?

Separamos uma lista de aplicativos especialmente desenvolvidos para praticar a esteganografia e daremos algumas dicas de como utilizá-los. Se andam bisbilhotando a sua vida e usar essa técnica é a última saída, é hora de dar uma de espião supersecreto e esconder seus arquivos e informações de um modo que ninguém possa encontrar.

Esteganografia

Existem várias técnicas para esconder informações dentro de arquivos. Uma das mais utilizadas é distribuir a informação secreta dentro do ruído de imagens, músicas e vídeos. Esse ruído - que pode ser considerado a parte não útil do arquivo - é resultado de conversões e gravações, um processo natural nos arquivos atuais.

A mensagem também pode ser dividida e espalhada em vários arquivos, assim ninguém consegue descobrir todo o conteúdo sem juntar as partes diferentes. As informações são espalhadas aos poucos, dentro dos pixels de uma imagem, por exemplo. A mistura das variadas técnicas de esteganografia é o que torna ainda mais complicado desmantelar as informações escondidas, o que muitas vezes só é possível com os algoritmos exatos utilizados para a tarefa.

Lembra da caneta com limão?

Antigamente havia uma brincadeira bastante divertida entre as crianças, que consistia em molhar a ponta de uma caneta sem tinta ou pincel qualquer em um frasco com limão para escrever. Aparentemente não era possível ver nada na folha, mas ao aquecer o papel com um ferro de passar ou secador de cabelo a mensagem se tornava cada vez mais visível. O vídeo abaixo ilustra a situação:

Email secreto!

Uma técnica não tão famosa para enviar mensagens secretas por email é trocar a cor da letra para o branco, o que deixa tudo o que você escrever invisível no fundo branco da página, muito comum na maioria dos serviços. Para que a outra pessoa possa ler o que foi escrito, é só arrastar o mouse sobre a mensagem, que aparecerá dentro da seleção em azul, como no exemplo abaixo:

Aplicativos para espiões

Há alguns aplicativos bastante divertidos para reproduzir o efeito da esteganografia no seu computador. Logo abaixo listamos cada um deles, além de informações úteis para quem nunca lidou com programas do gênero.

Camouflage

Este é um dos aplicativos mais intuitivos em esteganografia básica e pode ser acessado por este link. Após baixar e instalar normalmente o programa, clique sobre o arquivo que deseja esconder com o botão direito do mouse e selecione a opção “Camouflage”.

Avance na próxima tela e em “Camouflage Using” é a hora de escolher o arquivo onde os dados serão escondidos. Você pode usar uma foto qualquer ou até mesmo outro documento nessa etapa. As últimas opções servem para escolher o lugar onde a imagem será salva e até mesmo aplicar uma senha para abri-la em outro local. Para abrir os dados camuflados repita o processo no novo arquivo, mas utilize a opção “Uncamouflage”.

Hide and Reveal

Não tão simples de usar quanto o Camouflage, o Hide and Reveal serve bem como uma segunda opção para você esconder seus arquivos. O processo de utilização é basicamente o mesmo e você pode conhecer mais sobre o aplicativo por meio deste link!

Agora é com você!

Depois dessas dicas é hora de colocar suas novas habilidades de espião em prática. Se o pessoal anda procurando uma maneira de bisbilhotar a sua vida ao procurar por emails, arquivos e qualquer tipo de dados, é possível driblar todo mundo com pouco tempo de prática.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.