Em uma iniciativa totalmente nova no Brasil, o canal do YouTube The VideomakerBR promete recompensar fãs com os lucros adquiridos pela publicidade. Pré-lançado na última segunda-feira (4), o projeto é focado na colaboratividade e no entretenimento viral e inova ao oferecer recompensas baseadas no “crowdlaunch” ou “lançamento coletivo”.

O conceito de “crowdlaunch” consiste em um modelo de negócios em que os interessados serão os divulgadores na fase inicial do empreendimento, como colaboradores, e em troca ganharão recompensas por seguirem as metas de engajamento estipuladas. Ou seja, você assiste, espalha para o máximo de pessoas que conseguir, e o retorno que eles tiverem é dividido com você.

O gênio por trás da ideia

O criador da ideia e do canal, Eduardo Keymi, pretende revolucionar a relação dos produtores de conteúdo com o mercado publicitário por meio do “crowdlaunch”. Keymi afirmou: “Eu queria criar algo com uma situação ganha-ganha. Um jeito para todos os envolvidos serem beneficiados: o produtor de conteúdo, o anunciante e principalmente o espectador. Uma pessoa que colabora, empresta o próprio tempo e atenção para assistir e compartilhar o seu trabalho merece ser recompensado”.

O canal é o local perfeito para anunciantes interagirem com seus potenciais consumidores, criando campanhas que podem incluir a participação dos próprios colaboradores e, assim, ficar muito mais perto da demanda. Por outro lado, os espectadores ganharão com a qualidade e a diversificação de conteúdo, podendo interagir e participar ativamente da produção de forma direta ou indireta. Além, é claro, de ainda poder ganhar uma grana com isso!

Apostando na fase de testes

Durante a fase de pré-lançamento, o conteúdo do The VideomakerBR será voltado para o esclarecimento de regras e explicações de como o canal vai funcionar. O lançamento de fato acontece no primeiro dia do mês de fevereiro próximo. Caso o canal consiga 1 milhão de inscritos antes do lançamento, Keymi vai compartilhar 50% dos lucros adquiridos pelo Google Adsense entre os assinantes toda vez que um vídeo ultrapassar a marca de 1 milhão de visualizações. As metas são crescentes, e as recompensas poderão atingir até 100% do dinheiro arrecadado.

O que você acha dos canais de "crowdlaunch" que começam a aparecer no YouTube? Comente no Fórum do TecMundo