YouTube

Ícone de YouTube
1.790 notícias  publicadas

Fundação do Youtube

O Youtube surgiu em 2005, pelas mãos do trio Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. Os sócios registraram o domínio youtube.com e fundaram o que hoje é a maior plataforma de vídeos da internet. 

No início, a interface era bem mais simples do que a que conhecemos hoje. O site, porém, trazia algumas possibilidades bem inovadoras para a época, como a possibilidade de dar notas para clipes e assinar canais.

Em apenas um ano, o Youtube já contava com dois milhões de visualizações por dia e 200 mil usuários registrados. 

Aquisição da Google

Não demorou muito para que a popularidade da nova rede chamasse atenção das marcas. A primeira a enxergar potencial foi a Adidas, que publicou um vídeo do Ronaldinho Gaúcho testando um novo modelo de chuteira. 

Em 2006, a Google resolveu adquirir a plataforma por US$ 1,65 bilhão. Na lista das corporações que também tentaram realizar a aquisição estão Yahoo e Microsoft.

A era Google — que segue até hoje — trouxe inúmeros aperfeiçoamentos, inclusive a possibilidade de monetizar vídeos.

Youtube no Brasil

Em 2007, o site ganha sua versão brasileira. No mesmo ano, o Youtube também se expandiu para o Japão e vários países da Europa. Atualmente, os brasileiros consomem mais conteúdo audiovisual via web do que pela televisão

Faturamento

O Youtube é o aplicativo de vídeo com maior faturamento do mundo. A rede arrecadou, só no segundo trimestre de 2019, US$ 138 milhões, representando um crescimento anual de 220%. 

Ver mais notícias

PUBLICIDADE