Não seja uma marionete: extremismo é tema de jogo do FBI destinado a jovens

1 min de leitura
Imagem de: Não seja uma marionete: extremismo é tema de jogo do FBI destinado a jovens

O FBI (Agência Federal de Investigação) tornou público um jogo que aborda de forma crítica as ideias que circundam o conceito de extremismo. Destinado a jovens internautas, “Slippery Slope” coloca o jogador sob o comando de um bode: basta usar as setas direcionais para movimentar o personagem e fazê-lo, assim, desviar dos obstáculos. No momento em que o animal se espatifa contra uma das paredes, por exemplo, uma mensagem de “lógica distorcida” pipoca sobre a tela.

“Nós devemos defender nossas tradições”, “o inimigo é o responsável por essa injustiça” e “nossas ações violentas vão resultar em um futuro melhor” são algumas das frases que aparecem quanto o bode morre e se transforma em não mais que uma nuvem de pixels. Segundo o FBI, o jogo tem por objetivo fazer com que os internautas reflitam sobre as várias formas que a violência extremista pode tomar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O tema “Não Seja uma Marionete”, também de acordo com a agência norte-americana, “encoraja jovens a pensar por si mesos e a demonstrar um ceticismo saudável quando se depararem com alguém que defende a violência extremista”. “Estamos dizendo ‘não seja uma marionete’ – em outras palavras, não aceite cegamente o que a violência extremista diz ou você pode acabar controlada e manipulada por pessoas que querem machucar e matar inocentes”, diz Jonathan Cox, um porta-voz do FBI.

A página traz ainda uma série de recursos interativos que exploram ideias ligadas ao extremismo. Pensamento coletivo, símbolos e propagandas, por exemplo, relacionadas a práticas violentas podem ser estudados a partir da nova divisão online. O jogo, bem como o texto de todo o ambiente virtual, está em inglês e pode ser acessado por meio deste link.

...

Quais tipos de recursos online deveriam ser usados na conscientização de jovens internautas? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.