Página de recomendações personalizadas no Steam é um sucesso absoluto

1 min de leitura
Imagem de: Página de recomendações personalizadas no Steam é um sucesso absoluto

Em setembro do ano passado, o Steam trouxe uma importante atualização. Trata-se do Discovery Update, um sistema personalizado que oferece a cada jogador uma página inicial diferente, personalizada e com ofertas baseadas nas últimas compras e games jogados. A ideia era levar aos jogadores títulos que tivessem mais a ver com cada perfil.

Agora, depois de vários meses da novidade, a Valve comenta que a experiência foi um sucesso. Além de manter os jogadores em contato com títulos que eles possivelmente nunca veriam, isso “democratizou” muito mais a loja. Isso porque agora os jogos são oferecidos com base em um critério, e não aleatoriamente, como era antes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Antes era a própria Valve quem colocava os títulos em destaque. O gráfico mostra o número de games únicos visitados antes e depois da atualização na “cápsula principal”, que é onde as recomendações são exibidas. Ali são mostrados grandes lançamentos e indicações baseadas na preferência do jogador e/ou dos curadores que ele segue.

A curadoria ainda precisa melhorar

Junto com o novo sistema de descobertas, o Steam também trouxe um sistema de curadoria para a plataforma. Ele permite ajudar os jogadores a se decidirem por alguns títulos e também fazer sugestões na página principal.

Segundo a Valve, esse sistema ainda não atingiu o sucesso esperado. A empresa não consegue mensurar se eles realmente surtem efeito na hora da compra dos títulos, mas está trabalhando para melhorar o sistema.

Em todo caso, a companhia diz que já conta com mais de 6 mil curadores e que eles são importantes para ajudar a filtrar o conteúdo que cresce exponencialmente na loja diariamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.