Sony testa tecnologia que aumenta vida útil da bateria do celular

1 min de leitura
Imagem de: Sony testa tecnologia que aumenta vida útil da bateria do celular
Imagem: Sony

A reclamação de que a bateria de smartphones dura pouco e perde rapidamente a duração original da vida útil é uma das principais de praticamente todos os consumidores. A Sony sabe disso e, aparentemente, está trabalhando em segredo em uma tecnologia que prejudique menos a sua fonte de energia.

O tal mecanismo se chama Soft Charging ("carregamento suave", em tradução livre) e foi descoberto no código da atualização Beta de software do Android Open Source Project (AOSP) versão Marshmallow para o Xperia Z3 e o Xperia Z2. Segundo a publicação chinesa que fez o flagra, trata-se de uma configuração simples que pode ser ligada ou desligada a qualquer momento e atua para diminuir a potência ou a velocidade do carregamento do seu dispositivo.

Isso seria útil para não superaquecer a bateria de dispositivos ou causar algum problema no aparelho se você se esquecer do dispositivo na tomada por muito tempo. Não está claro se isso de fato vai desacelerar muito o processo de recarga — afinal, tecnologias como o Quick Charge, da Qualcomm, atuam justamente para agilizar isso.

O Soft Charging pode aparecer em atualizações futuras de firmware da Sony em seus dispositivos, então fique de olho nas novidades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.