Google bane app por 'permitir' download de pirataria em Smart TVs

1 min de leitura
Imagem de: Google bane app por 'permitir' download de pirataria em Smart TVs
Imagem: AFTVnews

A Google Play Store suspendeu na sexta-feira (19) o app Downloader, conhecido dos proprietários de dispositivos Android TV para baixar arquivos de sites. De acordo com o serviço de distribuição digital, o cancelamento ocorreu após uma reclamação gerada pela DMCA (Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital) indicando que o aplicativo permite baixar um site pirata.

O aplicativo do site AFTVnews combina um navegador de web com gerenciador de arquivos, e já foi baixado mais de 5 milhões de vezes da Google Play, antes de ser suspenso. A notificação do Google ao desenvolvedor do app, Elias Saba, menciona uma reclamação de várias emissoras de TV israelenses que acusaram o Downloader de permitir que usuários baixem a plataforma Sdarot.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Conhecido por violação contumaz dos direitos autorais em Israel, o site é muito popular naquele país por funcionar como uma plataforma totalmente gratuita de streaming e transmitir diversas séries de TV locais e internacionais legendadas em hebraico. Saba argumenta que o site pode ser baixado a partir de qualquer navegador de internet, até mesmo do Google Chrome.

O que diz o desenvolvedor do Downloader?

O Sdarot pode ser baixado até mesmo através do Google Chrome, diz o desenvolvedor do Downloader.O Sdarot pode ser baixado até mesmo através do Google Chrome, diz o desenvolvedor do Downloader.Fonte:  Sdarot 

Em uma publicação no site da AFTVnews, Elias Saba comenta: "Qualquer pessoa racional concordaria que você não pode culpar um navegador da web pelo conteúdo pirata que existe na internet, mas foi exatamente isso que aconteceu com meu aplicativo". E reitera que seu aplicativo jamais direciona os usuários para qualquer site específico que não o dele próprio.

O desenvolvedor entrou com recursos no mesmo dia da suspensão, através do Google Play Console e também do formulário de contranotificação DMCA do Google. O primeiro processo foi rejeitado em cerca de uma hora, mas Saba continua aguardando o do formulário DMCA.

Sem saber a quem recorrer, o dono do Downloader está pedindo socorro aos seus usuários para tentar restabelecer o aplicativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.