Operação fecha 36 sites de pirataria de animes no Brasil

Imagem de: Operação fecha 36 sites de pirataria de animes no Brasil
Imagem: Game Rant/Reprodução

No Brasil, a pirataria é uma prática que vem sendo enfrentada há anos. Mesmo sendo crime, já que envolve os direitos autorais de outras empresas, diversas pessoas continuam driblando as buscas e fazendo o upload de materiais diversos para que mais pessoas tenham acesso de forma gratuita.

Em uma ação combativa e direcionada, a CODA (Content Overseas Distribution Association) passou a investigar e tirar do ar os sites que continuavam propagando a pirataria, especificamente focando na distribuição de animes. A operação policial derrubou, de uma só vez, mais de 30 sites. A iniciativa policial foi chamada de “Operação Animes”, devido às plataformas investigadas.

(Fonte: ESPM/Reprodução)(Fonte: ESPM/Reprodução)Fonte:  ESPM 

É o fim dos animes gratuitos no Brasil?

De acordo com o relatório da CODA, ao todo, 36 sites de animes online deixaram de funcionar após o começo da investigação. Entre eles, 31 foram fechados de forma direta e os outros 5 optaram por suspender o funcionamento após o contato policial.

Entre os nomes, é válido citar alguns dos portais mais populares entre o público, como o Goyabu e o Animeyabu, assim como o Animes Vision e o BetterAnimes. Em alguns casos, ao tentar acessar o endereço original, será possível encontrar uma mensagem da CODA informando que o site foi fechado devido à violação de direitos autorais.

É válido mencionar que ações contra a pirataria no Brasil existem há anos, como é o caso da Operação 404. No entanto, a dificuldade para chegar aos líderes dos movimentos é uma ação difícil, pois eles escondem seus IPs e, assim, criar qualquer tipo de rastreamento acaba levando mais tempo.

(Fonte: Game Rant/Reprodução)(Fonte: Game Rant/Reprodução)Fonte:  Game Rant 

A Operação Animes é uma ação específica dentro do leque da Operação 404, visando fechar especificamente os sites que contribuem com a distribuição ilegal de animes. Com o fim de muitos sites populares na área, os espectadores podem começar a buscar plataformas legais para ver animes, como a Crunchyroll, por exemplo, além de sites de streaming, como é o caso da Netflix, que possui muitas animações asiáticas.

E aí, o que você achou sobre a notícia dos animes? Compartilhe nas redes sociais!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.