Android 13 dobra sua participação no mercado em 2023

1 min de leitura
Imagem de: Android 13 dobra sua participação no mercado em 2023
Imagem: Google

Lançado em agosto do ano passado, o Android 13 apresentou um importante crescimento em sua participação no mercado: novos números revelados quinta-feira (13) pelo Google no Android Studio mostraram um salto de 5% em janeiro de 2023 para 12,1% neste mês. Ainda assim, o Android 11R continua firme na liderança, com uma participação de 23,5%, segundo as últimas estatísticas divulgadas pelo 9to5Google.

Essas informações, que no passado eram atualizadas mensalmente pela gigante de Mountain View, mas faz um bom tempo que a empresa deixou de fornecê-las regularmente. Além de mostrar quantos dispositivos Android ativos baixaram as versões mais recentes, os dados interessam particularmente aos desenvolvedores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao mostrar quais porcentagens de dispositivos executam determinada versão do sistema operacional do Google, o Android Studio passa a ser uma referência para quem precisa saber qual a versão mínima para um aplicativo. Assim, é possível saber quantos potenciais usuários estão sendo "deixados para trás" se for o caso.

O que significa o crescimento do Android 13?

A atualização do Android Studio mostra que a versão 13 mais que dobrou sua participação no mercado desde o início do ano.A atualização do Android Studio mostra que a versão 13 mais que dobrou sua participação no mercado desde o início do ano.Fonte:  Google 

Não é novidade para ninguém que o Android 12 não decolou. Um ano depois do seu lançamento oficial em outubro de 2021, apenas 13.3% dos usuários haviam baixado a atualização. Com isso, a reação mostrada em 2023 pelo Android 13 pode indicar que a versão se prepara para ultrapassar a anterior, o que poderá ser comprovado na próxima divulgação de informações.

Quem ajudou nessa súbita adoção rápida do Android 13 foi a Samsung que, com uma colossal participação de mercado, tem lançados atualizações frequentes para os seus dispositivos, desde flagships até tablets e smartphones mais acessíveis.

Logicamente, o crescimento do Android 13 implica que os seus "irmãos" mais velhos experimentem uma retração no mercado. O que surpreende, no entanto, é que o Android 11, de setembro de 2020, continue firma com uma participação de 23,5%.  

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.