Hands On: surfamos com Gabriel Medina usando o Gear VR Innovator Edition

3 min de leitura
Imagem de: Hands On: surfamos com Gabriel Medina usando o Gear VR Innovator Edition
Imagem: TecMundo/Leonardo Rocha

Atualizando seu aparelho de realidade virtual para tirar proveito do poder do Galaxy S6 e do S6 Edge, a Samsung lançou nos EUA o Gear VR Innovator Edition. Com um funcionamento muito similar ao do seu antecessor, a nova variante do aparelho teve seu design ligeiramente alterado para incluir alguns aprimoramentos. A convite da fabricante coreana, o TecMundo foi até a sede da companhia em São Paulo para conferir o dispositivo de perto.

Embora a resolução da tela do S6 seja a mesma do Galaxy Note 4, o fato do novo smartphone top de linha ter dimensões menores faz com que o celular acabe atingindo uma densidade de pixels superior em suas imagens. Segundo Moacyr Amorosino, gerente de produto da Samsung, na prática isso significa que se torna mais difícil perceber os pontos mesmo com os conteúdos sendo exibidos tão perto dos olhos, o que resulta em uma experiência ainda mais imersiva.

O Gear VR Innovator Edition também teve seu tamanho e peso reduzidos e passou por algumas alterações de design feitas para proporcionar mais conforto e facilidade de uso. As tiras que passam sobre as nossas orelhas, por exemplo, agora possuem uma pequena curvatura para não causar incômodo aos usuários. O touchpad lateral também passou a ser mais fundo, tornando mais fácil identificar os limites da área de toque enquanto usamos o dispositivo.

Outra função interessante é o Pass-Through, que permite ativar a câmera traseira do Galaxy S6 acoplado para enxergar o ambiente ao seu redor sem ter que tirar o Gear VR da cabeça. Na teoria, a ideia vai além de possibilitar usar o dispositivo enquanto fala com pessoas ao seu redor e poderia ser utilizada para criar experiências de realidade aumentada, mas Amorosino ressalta que a criação de conteúdos do tipo depende dos desenvolvedores interessados.

Entrando na onda

Já com relação à interface de uso, no entanto, o aparelho parece não ter sofrido grandes alterações em comparação com sua versão mais antiga. Um ponto localizado no centro da sua visão serve como “mouse”, bastando virar seu rosto na direção do item desejado nos menus do Gear VR e tocar no touchpad para “clicar” no que desejar. Dessa forma, é possível conferir as experiências e apps disponíveis no dispositivo.

Na visita à sede da Samsung, tivemos a chance de conferir um vídeo feito pela empresa com o surfista vencedor do campeonato mundial do esporte, Gabriel Medina. Subindo em uma prancha amparada por molas e usando o Gear VR, fomos levados para curtir as ondas junto do esportista, que nos acompanha em uma prancha ao lado enquanto deslizamos por dentro de tubos de água.

A experiência é bastante imersiva e divertida, transportando os usuários para cenários que em muitos casos não poderiam vivenciar pessoalmente. Vale ressaltar que, mesmo com o balanço das molas sob a prancha aos meus pés, em momento algum senti enjoos ou desconfortos causados pelo uso do Gear VR, o que já é uma vantagem interessante contra alguns dispositivos rivais do mercado de realidade virtual.

E o público?

Atualmente, o Gear VR Innovator Edition já está disponível para compra por meio de revendedores online nos Estados Unidos. Questionado a respeito dos planos da Samsung de trazer o aparelho para o mercado brasileiro, Amorosino afirmou que a empresa está estudando formas de tornar isso possível, mas que a situação é complexa.

“Não adianta simplesmente vendermos o aparelho sem apoio e deixar os consumidores decepcionados. É preciso firmar parcerias para fornecer suporte e criar mais conteúdos disponíveis localmente, e isso depende de parcerias”, explicou o gerente de produto. Enquanto isso, só podemos torcer para que esses planos saiam do papel e que os equipamentos de realidade virtual se consolidem no Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.