TikTok pode ganhar novo aplicativo de fotos para rivalizar com o Instagram

1 min de leitura
Imagem de: TikTok pode ganhar novo aplicativo de fotos para rivalizar com o Instagram
Imagem: Getty Images/Reprodução

A ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, está desenvolvendo um novo aplicativo. O serviço é uma rede social para o compartilhamento de fotos e o seu lançamento parece bastante próximo.

Quem encontrou a novidade foi o site TheSpAndroid, durante uma avaliação de rotina do código do aplicativo do próprio TikTok. Em uma de suas versões mais recentes, há uma série de menções ao novo projeto, atualmente testado sob o nome provisório de TikTok Photos.

Apesar de não ter sido confirmado oficialmente pela empresa chinesa, pelo código o serviço parece já em fases avançadas de desenvolvimento. A expectativa é de que a rede social seja lançada em breve para dispositivos móveis Android e iOS.

O que já sabemos sobre o TikTok Photos

De acordo com a análise do TheSpAndroid, o TikTok Photos opera de forma integrada com o TikTok original em um processo similar ao feito pelo Instagram com a rede social Threads — ambas da mesma empresa, a Meta.

Dessa forma, será possível compartilhar fotos entre os aplicativos e usar o mesmo login para criar um perfil no novo serviço sem muito esforço.

A logo do novo app de fotos da dona do TikTok.A logo do novo app de fotos da dona do TikTok.Fonte:  The SpAndroid/Reprodução 

Por enquanto, não há imagens que mostrem a interface da plataforma. Porém, a logo do serviço já aparece no código do TikTok, com o mesmo esquema de cores do aplicativo de vídeos de curta duração.

Apesar de permitir a publicação de imagens estáticas, o TikTok é mais voltado para o compartilhamento de vídeos. Foi a plataforma chinesa, inclusive, que originou a tendência desse tipo de clipe — e foi copiada por Instagram e YouTube nos formatos Reels e Shorts, respectivamente.

Porém, o serviço atualmente passa por algumas mudanças. Além de perder contratos com gravadoras para o uso de músicas nas postagens, ele começou a incentivar a produção de conteúdo em outros formatos, cada vez mais posicionado como um rival direto do próprio YouTube.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.