Hopecore: a nova trend do TikTok feita para compartilhar momentos felizes

3 min de leitura
Imagem de: Hopecore: a nova trend do TikTok feita para compartilhar momentos felizes
Imagem: GettyImages

O TikTok é uma das redes mais utilizadas da atualidade. E por conta da sua imensa popularidade, a todo momento somos bombardeados por trends com dancinhas, jogos e agora com uma nova temática "do bem": Hopecore, a trend da felicidade. 

Ela nada mais é que vídeos curtos compartilhados na rede social, os quais apresentam desde boas ações no dia a dia, até situações de deixar o coração quentinho. O sucesso é tão grande que a hashtag #hopecore já acumula mais de 8 bilhões de visualizações no TikTok, e mais de 500 mil vídeos publicados.

E para te ajudar a conferir, e até mesmo a entrar na nova mania, hoje o TecMundo mostra o que é a Hopecore, e como participar da trend da felicidade. Confira!

O que é a Hopecore, a trend da felicidade?

Como dito brevemente, Hopecore é uma tendência do TikTok onde usuários compartilham momentos felizes. Embora ela não tenha sido criada este ano, foi no começo de 2024 que hashtags relacionadas ao assunto bombaram no "app vizinho".

A Hopecore é uma trend de vídeos no TikTok que visam propagar a felicidade em pequenos gestosA Hopecore é uma trend de vídeos no TikTok que visam propagar a felicidade em pequenos gestosFonte:  GettyImages 

Entre os vídeos que mais se destacaram na trend da felicidade, está o de um grupo torcendo para que uma jovem garotinha consiga jogar uma garrafa com o intuito de fazer o objeto cair em pé. O gesto, embora simples, encanta a quem assiste! E só mostra que é possível fazer a felicidade de alguém com atitudes pequenas, mas verdadeiras.

Já outro vídeo exibe um homem ajudando filhotinhos de pato a saírem de uma rua, para se protegerem na calçada. Ao final dele, é impossível não se sentir feliz, e aliviado, pelo determinação com os pequeninos e frágeis animais.

A iniciativa tem o apoio do TikTok, já que a proposta principal da rede social sempre foi o compartilhamento sadio de conteúdos curtos entre seus usuários.

Os vídeos da Hopecore são uma forma de atrair a positividade para as redes sociaisOs vídeos da Hopecore são uma forma de atrair a positividade para as redes sociaisFonte:  GettyImages 

Entretanto, assim como nas outras redes sociais, ele também acabou sendo utilizado para o oposto. Ou seja, vídeos que mostram a propagação de discursos de ódio – e até mesmo com cenas de violência.

E embora seja possível denunciar esse tipo de conteúdo, ainda sim o processo é lento até que os vídeos sejam analisados e, caso infrinjam as regras da plataforma, removidas na sequência. Por conta disso, há uma iniciativa enorme para que mais e mais conteúdos que promovam a felicidade sejam postados.

Principais vídeos da Hopecore

Entre os vídeos que mais bombaram na trend da felicidade estão:

@the_implementer ?????? #hopecore #positivity #real ? original sound - •?•

@myvideosareflames #hopecore #positivity #real ? original sound - myvideosareflames

@hopemotives Look around you. Life is beautiful, when you know where to look! ?? #hopecore #positivity #wholesome #lifeisbeautiful ? original sound - The Hope Motive

Como participar da Hopecore, a trend da felicidade?

Para participar da trend da felicidade, primeiro é preciso escolher um tema que se encaixe na proposta.

Agora, caso você queira apenas surfar na onda e publicar um material, por exemplo, promovendo um produto e/ou serviço, ele até pode aparecer entre os posts relacionados às tags, mas não terá o mesmo engajamento. Afinal, esse não é o objetivo da trend.

A hasgtag A hasgtag "Hopecore" conta com mais de 8.5 bilhões de visualizações no TikTokFonte:  Reprodução / TecMundo 

Após de criar o seu vídeo, você pode utilizar algumas das principais tags para promover a trend. São elas:

  • #hopecore;
  • #positivity;
  • #real;
  • #felicidade;
  • #positividade;
  • #fazendoobem.

Depois, quando o vídeo já estiver publicado no TikTok, é só esperar que ele comece a ser visualizado pelos seus seguidores e outros usuários, por meio das hashtags.

Você também pode utilizar os recursos de compartilhamento e enviar seu post para amigos de outras redes, como Instagram, X (antigo Twitter), Facebook e WhatsApp. Aproveite para transbordar alegria!

É possível compartilhar o seu vídeo, publicado no TikTok, em outras redes sociais e aplicativosÉ possível compartilhar o seu vídeo, publicado no TikTok, em outras redes sociais e aplicativosFonte:  Reprodução / TecMundo 

Agora que você já sabe o que é Hopecore e como participar dela, basta usar a criatividade e compartilhar com o mundo momentos felizes. Cative ainda mais pessoas, para que elas sejam impactadas por essa corrente do bem.

Fique de olho aqui no TecMundo para conferir tantas outras matérias de trends nas redes sociais. Aproveite e leia sobre a tendência da 'Photo Dump', que tem o objetivo de compartilhar ocasiões felizes que aconteceram no mês. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.