Músicas de artistas da Universal Music não estarão mais disponíveis no TikTok a partir de hoje (01)

1 min de leitura
Imagem de: Músicas de artistas da Universal Music não estarão mais disponíveis no TikTok a partir de hoje (01)
Imagem: GettyImages

A Universal Music retirou hoje (1º) músicas de grandes artistas como Taylor Swift, Harry Styles, Billie Eilish, Drake e Adele do TikTok. A gravadora escolheu não renovar seu contrato com a rede social, impactando diretamente a trilha sonora do app.

Em uma carta endereçada à comunidade de artistas e compositores, a gravadora destacou seus esforços para garantir compensações justas. A UMG não só criticou os valores pagos aos artistas, mas também apontou a falta de medidas eficazes contra discursos de ódio e assédio. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Billie Eilish, The Weeknd, Drake, Adele são alguns dos artistas da gravadoraBillie Eilish, The Weeknd, Drake, Adele são alguns dos artistas da gravadoraFonte:  GettyImages 

Em resposta, o TikTok destacou: “é triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores. Apesar da falsa narrativa e retórica da Universal, o fato é que eles optaram por abandonar o apoio de uma plataforma com mais de bilhões de usuários que serve como um veículo gratuito de promoção e descoberta dos seus talentos".

Biblioteca de músicas de Taylor Swift depois da retiradaBiblioteca de músicas de Taylor Swift depois da retiradaFonte:  TikTok 

Além disso, ambas divergem quanto ao emprego de conteúdos produzidos por inteligência artificial (IA) envolvendo artistas. A Universal buscava cláusulas de proteção "contra efeitos prejudiciais" aos artistas e mecanismos de segurança para os usuários, solicitações que, ao que parece, não foram atendidas.

Com a falta de um consenso sobre os royalties, as músicas foram retiradas do serviço. Isso implica que o público não terá a permissão legal para incorporar trechos de canções ou integrar clipes em suas postagens na plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.