TikTok inaugura programa de recompensas para criadores de vídeos longos

1 min de leitura
Imagem de: TikTok inaugura programa de recompensas para criadores de vídeos longos
Imagem: GettyImages

O Programa Criativo do TikTok finalmente vai sair da fase Beta e receberá um novo nome: Programa de Recompensas para Criadores. O novo projeto de monetização da plataforma foi anunciado na última quarta-feira (6) no evento "For Creators: Future Formats Summit" em Los Angeles, Estados Unidos.

Apresentado em fevereiro de 2023, o Programa Criativo era um modelo de monetização que pagava criadores de conteúdo, mas só por vídeos mais longos e de alta qualidade. Primeiro, o projeto chegou aos Estados Unidos, mas alcançou o público brasileiro em setembro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Programa Criativo do TikTok vai se chamar "Programa de Recompensas para Criadores", mas manterá a mesma proposta.O Programa Criativo do TikTok vai se chamar "Programa de Recompensas para Criadores", mas manterá a mesma proposta.Fonte:  GettyImages 

Para participar, o criador precisava atender alguns critérios, entre eles: ter mais de 18 anos, ter mais de 10 mil seguidores e acumular pelo menos 100 mil views nos últimos 30 dias.

Novo programa, mesma proposta

O novo Programa de Recompensas para Criadores seguirá a mesma proposta, beneficiando aqueles que produzirem vídeos originais de alta qualidade com mais de um minuto de duração.

Os critérios para as recompensas considerarão quatro áreas: originalidade, duração do vídeo, relevância nas buscas e engajamento da audiência. Contudo, não está claro como esses aspectos serão avaliados.

No Programa de Recompensas para Criadores, o TikTok espera melhorar a remuneração de usuários da plataforma — uma queixa recorrente da comunidade no antigo projeto. Desde que o Programa Criativo foi inaugurado, os ganhos com vídeos cresceram 250% em seis meses.

TikTok com cara de YouTube

Com o Programa de Recompensas para Criadores, o TikTok continuará incentivando a criação de vídeos mais longos, algo que distancia a plataforma de sua proposta original. Gradativamente, a rede social da ByteDance se aproxima do que o YouTube entrega.

Em janeiro deste ano, a empresa também começou a incentivar a criação de vídeos longos e horizontal, uma marca registrada do YouTube. A campanha, porém, prometia apenas um aumento de alcance do conteúdo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.