Ciência explica o sucesso da cantora Adele

Cientistas tentam mostrar por que as melodias de Adele fazem as pessoas ficar com lágrimas nos olhos.
  • Visualizações22.510 visualizações
Por Renan Hamann em 13 de Fevereiro de 2012

Você acha que existe uma receita pronta para fazer com que uma música faça sucesso? Provavelmente isso não existe, mas alguns cientistas decidiram fazer uma “engenharia reversa” do sucesso “Someone Like You”, da cantora Adele, para descobrir o que há por trás de todo o sucesso da canção. Segundo o The Wall Street Journal, todas as respostas remetem às apoggiaturas.

São recursos ornamentais da música, responsáveis pela criação de uma tensão nos ouvintes. Isso acontece devido à repetição dos padrões de notas, que possuem um padrão progressivo de tons. Ao final de uma sequência, ele é repetido e isso acontece por várias vezes. É a constante relação de euforia e quebra que faz as pessoas ficarem presas à canção.

Martin Guhn, psicólogo da Universidade da Columbia Britânica (Canadá), diz que “a música começa com um padrão suave e repetitivo” e que a letra da música, em congruência com a entonação da cantora, também contribui para a criação de uma atmosfera mais tensa em toda a canção.

Ciência explica o sucesso da cantora Adele (Fonte da imagem: Reprodução/The Wall Street Journal)

Um recurso utilizado no refrão é o aumento do tom de voz, que sobe uma oitava completa. Nesse momento, o dramatismo é aumentado ainda mais, fazendo com que os ouvintes sejam comovidos pela junção de letra, volume e tom de voz. A tensão só é quebrada pelo final do refrão, quando a cantora volta ao estado anterior.

Esta quebra no clima do refrão também é responsável por uma ativação do sistema nervoso simpático. Com isso, o coração acaba acelerando e o corpo pode até mesmo suar. Dependendo do contexto, isso pode ser interpretado de uma maneira positiva (alegria) ou negativa (tristeza). No caso da música de Adele, o contexto estimula a tristeza. 

Em suma, todas as apoggiaturas e mudanças de tonalidade fazem com que a canção seja transformada em um incrível sucesso. E é também por isso que você ouve a música várias vezes sem cansar. 



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!